Foi aberto na noite de ontem (05), a 19ª edição do Fest Aruanda, evento cultural que celebra o cinema brasileiro e regional. A cerimônia de abertura aconteceu na sala VIP de um cinema de um dos shoppings da capital paraibana, localizado no bairro de Manaíra, e contou com a presença de autoridades como o governador João Azevedo, além de jornalistas, críticos de cinema e profissionais da área.
De acordo com a programação, a noite teve início com o lançamento do livro “Luz, Câmera, Crítica: Arqueologia e Memória do Crítico Lindoarte Noronha – Jornal A União, Anos 1950 – 1960”, organizado por Lúcio Vilar. “Este livro resgata a memória de um crítico fundamental para a história do jornalismo cultural na Paraíba”, explicou Lúcio Vilar, organizador do evento.
Dando prosseguimento, a cerimônia prestou uma homenagem póstuma ao jornalista e cineasta Vladimir Carvalho, falecido em 2024, e uma das maiores referências do cinema paraibano. A homenagem foi marcada pela presença de Valter Carvalho, irmão do cineasta e diretor de fotografia, além de Dora Mourão, diretora da Cinemateca Brasileira, e a atriz paraibana Zezita Matos.
Às 20h30, foi exibido o curta-metragem de abertura “A Bolandeira”, dirigido por Vladimir Carvalho, seguido do longa-metragem “Malu”, de Pedro Freire, dando início à programação do festival.
Veja a programação completa:
https://www.festaruanda.com.br/
Redação