A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Ao se apresentar no São João de Campina, Elba Ramalho evita polêmica sobre gêneros musicais nas festas juninas

Ao se apresentar no último final de semana em Campina Grande, a cantora paraibana Elba Ramalho evitou polemizar sobre gêneros musicais que tem tomado conta das festas juninas. No entanto, como defensora do autêntico forró pé de serra, herança de Luiz Gonzaga, Elba defendeu a predominância do forró ao som da sanfona, do triângulo e do zabumba. A mesma defesa da música nordestina foi feita na noite anterior no mesmo palco pelo cantor Alceu Valença e pelo “Os Três do Nordeste”.

Na abertura do São João de João Pessoa, a cantora criticou a ausência do forró na maioria das festas juninas do Nordeste e ainda criticou a presença de Alok, DJ de música eletrônica, uma atração das festas de São João. Em Campina Grande, Elba não quis se comprometer.

“É polêmico, então eu vou pular essa pergunta, porque eu defendo muito. Eu acho que junho é nosso, São João é forró, e forró é tudo para junho. Cada vez que eu falo toma uma dimensão diferenciada. Eu vou repetir uma coisa que eu sempre digo: ‘não há atropelamento de estrelas, o céu é enorme’. O povo é quem escolhe, é música. Eu não organizo festa, se eu fosse fomentador cultural eu tinha o meu jeitinho”, disparou Elba.

Como defensora das tradições nordestinas, Elba Ramalho garantiu que, se fosse organizadora dos eventos juninos, montaria sua grade de programação valorizando os artistas de forró e daria oportunidade para os artistas de forró que atuam em outras partes do Brasil.

“Trazia um pouco do forró hiper nordestino brasileiro que se faz no Sudeste. Estou falando de muitos artistas que estão lá, que representam fortemente o gênero, mas eles não vêm pra cá, morrem de vontade de vir. Eu gostaria muito de vê-los por aqui, por uma questão pessoal, de afeto, e de respeito por eles terem essa paixão tão grande pela nossa cultura”, declarou a artista.

A paraibana filha de Conceição de Piancó, mas que passou toda a sua infância em Campina Grande, também falou com entusiasmo e gratidão de voltar a cantar no São João da cidade.

“É uma responsabilidade e, como toda responsabilidade, a gente cumpre a agenda, se dedica e se entrega. Mas eu faço brincando e me divertindo. É a festa de São João e eu faço com todo o meu amor, é tudo que a gente reúne, todos os shows em todo o Brasil. Mas quando a gente chega em Campina Grande, a sensação, o frenesi é diferente. Aqui, estou na minha terra, meu primeiro palco aos 14 anos foi aqui, onde a cidade se expressa com mais força nesse período”, comentou.

Tradicional na noite de São João, o show de Elba Ramalho foi um dos mais aguardados da festa, e atraiu uma multidão ao Parque do Povo. A meia noite pontualmente, Elba cantou “Olha Pro Céu” durante queima de fogos em celebração à São João.

O show de Elba a cantora paraibana trouxe no repertório canções que são características do forró, como “Ai Que Saudade D’Ocê”, “Forró do Xenhenhem” e “Onde Está Você”, além de cantar músicas de Luiz Gonzaga e Alceu Valença.

Elba Ramalho, que tradicionalmente se apresenta em Campina Grande na véspera do dia de São João, disse que sente uma sensação diferente quando faz show na cidade.
“Quando chega em Campina Grande a sensação é o frenesi, é diferente. Eu tô na minha terra, minhas referências culturais e artísticas são aqui, meu primeiro palco aos 14 anos foi aqui. É a cidade que se expressa nessa festa com mais força” comentou.

No principal final de semana da festa, o pernambucano Alceu Valença, encantou os visitantes do Parque do Povo com o seu ritmo de MPB e suas melodias.

“A minha música tem relação com a tradição, apesar de eu ter remodelado ela porque eu modernizo as músicas do São João. O São João pra mim é uma festa maravilhosa e representa muita saudade que eu tenho das quadrilhas lá de São Bento” comentou.

A 41ª edição d’O Maior São João do Mundo acontece dentro das comemorações dos 160 anos de emancipação política de Campina Grande. Este ano a festa dura 33 dias e deve atrair mais de 3 milhões de pessoas.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe