Será lançado em um evento nesta quarta-feira (13) pela Arquidiocese da Paraíba a Campanha da Fraternidade, que tem como tema Fraternidade e Políticas Públicas. O evento começa às 9h, no Seminário Arquidiocesano da Imaculada Conceição, no bairro Castelo Branco, em João Pessoa. Representantes da Igreja e da sociedade civil falarão sobre o tema proposto para 2019.
Durante a manhã de lançamento, a arquidiocese apresentará os objetivos da CF 2019 e falará sobre as ações já desenvolvidas pela igreja local na busca por direitos e leis que priorizem o bem comum e a dignidade humana. O arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, estará presente, assim como a deputada Cida Ramos (PSB) e o procurador da República, Sérgio Castro Pinto.
O padre Egídio de Carvalho, coordenador regional da CF, falará sobre o papel da Igreja como colaboradora na construção, implantação e acompanhamentos das políticas públicas. A professora e deputada Cida Ramos fará uma explanação sobre a importância das políticas públicas para a construção de uma sociedade justa. Já o procurador Sérgio de Castro Pinto falará sobre o papel do cidadão e do Ministério Público na fiscalização das políticas públicas para que se façam cumprir as leis de proteção à dignidade e a vida.
O evento contará com a presença do clero da arquidiocese e de leigos representantes das paróquias. No seminário arquidiocesano, as pastorais sociais terão stands montados, apresentando as ações desenvolvidas pela Igreja. A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. O lema para debates é “Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27)”. A CF nasceu no ano de 1962 na arquidiocese de Natal.
No ano seguinte, 16 dioceses de todo o Nordeste aderiram à campanha. Em 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou que a Campanha da Fraternidade seria adotada em todo o país.
Redação
Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir