Artesãos paraibanos participam de feira nacional de artesanato em Fortaleza

PUBLICIDADE

Artesãos paraibanos participam, desde a última sexta-feira (20), da 6ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce), que será realizada até o próximo domingo (29) no Centro de Eventos, em Fortaleza. Quatorze expositores paraibanos têm à disposição dois espaços: um pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e outro pelo Sebrae, além de estandes próprios adquiridos por eles, que contam com o apoio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP) na logística, com o transporte das peças por meio de um caminhão.

A Fenacce é considerada líder no artesanato nacional, por isso é uma grande oportunidade para expandir ainda mais o alcance do artesanato paraibano, que tem o selo de Excelência concedido pela Unesco.

Primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins ressaltou a importância de os artesãos paraibanos participarem da Fenacce. “Esta é mais uma oportunidade que o artesão, que a artesã tem de expor seu produto, fazer boas vendas e ter sua renda. A Paraíba é o único estado brasileiro a realizar uma feira de artesanato em duas edições: em janeiro, em João Pessoa; e em junho, em Campina Grande. A participação dos nossos artesãos em feiras fora do Estado fortalece ainda mais este objetivo, que é a geração de renda”, disse.

Ao todo, 14 artesãos expõem para os cearenses e turistas de outros estados e países uma rica variedade de peças, incluindo renda renascença, labirinto, escama de peixe, fibra e madeira, entre outras tipologias.

“O nosso artesanato tem sido elevado a patamares cada vez maiores, e essa tem sido a recomendação do governador João Azevêdo e da nossa presidente de Honra, Ana Maria Lins. Desde 2019, a qualificação dos nossos artesãos tem sido uma constante, com forte participação de parceiros como o Sebrae. O resultado disso? O artesanato paraibano cada vez mais aceito, gerando renda para centenas de famílias”, observou a gestora do PAP, Marielza Rodriguez.

Para o coordenador de Artesanato do Sebrae-PB, Jucieux Palmeira, investir no artesanato é fomentar a economia paraibana. “O artesanato paraibano é um dos segmentos que mais geram renda. Investir nesse segmento, com consultorias, entre outras ações, deixa em nós, que fazemos o Sebrae, um enorme sentimento de satisfação. E essa parceria que temos com o Governo do Estado tem sido exitosa, pois o artesanato paraibano cresce a olhos vistos”, comentou.

Joselma Alves é do município de Cabedelo e participa da Fenacce pela terceira vez. “É uma satisfação enorme divulgar o que faço com tanto amor e ver também a satisfação do cliente. A cada ano que participo da Fenacce, levo na bagagem uma experiência sensacional”, externou.

Além da exposição e comercialização das peças artesanais, a programação da Fenacce oferece oficinas, apresentações culturais e palestras, proporcionando aos visitantes uma imersão na diversidade e riqueza artística de cada estado que participa do evento, como a Paraíba.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF volta a discutir ampliação de alcance do foro privilegiado

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a discutir, a partir de hoje, sexta-feira (20/09), a…

23 de setembro de 2024

Deolane Bezerra pode ser solta após nova investigação do MP

As prisões preventivas da influenciadora e de sua mãe podem ser substituídas por outras medidas…

23 de setembro de 2024

Vereadora que tentava a reeleição morre aos 66 anos, na Paraíba

A vereadora Maria de Fátima, popularmente conhecida como Fanta, da cidade de Iatabaiana, faleceu nesse…

23 de setembro de 2024

Idosa de 83 anos é atropelada por ônibus em faixa de pedestres em João Pessoa

Uma idosa de 83 anos foi atropelada por um ônibus de transporte coletivo na manhã…

23 de setembro de 2024

JP: mãe que decapitou o filho segue internada em estado grave no Trauma

Maria Rosália Gonçalves Mendes, de 26 anos, segue internada na UTI do Hospital de Emergência…

23 de setembro de 2024

Justiça Eleitoral dá 2 dias para que Facebook envie dados de perfis que estariam difamando candidata na PB

A Justiça Eleitoral decidiu solicitar ao Facebook informações sobre perfis anônimos que supostamente estariam disseminando…

23 de setembro de 2024