CHARGES E CARTUNS PARA RIR E REFLETIR: artista paraibano consegue colocar Paraíba na 1ª Bienal Internacional da Caricatura
Cartunista premiado internacionalmente em todas as categorias, Frederico Ozanan Pinto Gomes, mais conhecido como Fred Ozanan, consegui graças ao seu talento, incluir a Paraíba entre os estados brasileiros que receberão a 1ª Bienal Internacional da Caricatural. A mega exposição, organizada pelo historiador Luciano Magno foi aberta essa semana no Rio de Janeiro, e aberta no Rio de Janeiro mas que percorrerá os estados da Paraíba, Alagoas, Piauí, Ceará, São Paulo e Pernambuco.
Com mais de 25 anos de carreira Fred montou uma exposição especial com charges e cartuns antigos e outros recentes, produzidos para a Bienal. A mostra “Brasil e Outros 500 através da caricatura”, de autoria do cartunista campinense Fred Ozanan, que integra a Bienal, está em cartaz no hall do Prédio da Administração Central da UEPB, do Câmpus de Bodocongó.
A exposição dos trabalhos de Fred faz parte de um evento maior, que reúne trabalhos de diversos cartunistas e caricaturistas brasileiros e acontece simultaneamente em vários estados. O evento pretende ser um dos maiores do mundo, com 30 mostras históricas e contemporâneas em vários estados brasileiros, com 40 programações ao todo. Charges e cartuns, que por dois séculos fizeram rir e dar o que falar, estão expostos até março de 2014.
Na Paraíba, a mostra reúne 60 desenhos e mais de 30 caricaturas de autoria de Fred Ozanan que retratam de forma crítica e com muito humor, aspectos da história do Brasil. A exposição começa com o descobrimento do Brasil, passa por vários períodos como a Ditadura Militar, Era Collor, até chegar nas manifestações atuais e o mensalão. “É um resumo da história política, social e cultural do país retratadas em meu trabalho”, explica Fred.
Por meio de suas charges e desenhos, Fred procurou produzir um senso crítico nas pessoas. Para isso, ele fez uma grande pesquisa e procurou pegar aspectos da história e transportá-los para a atualidade. Temas como saúde, esportes e política são retratados de forma crítica e com muito bom humor. “Não pretendo apenas fazer as pessoas rirem com meu trabalho, mas despertar nelas o senso crítico”, destacou o cartunista.
Responsável pela exposição na Paraíba, Fred contou com a consultoria de professores de História do Brasil que se dispuseram a situar as charges no tempo, tratando de assuntos relacionados à Proclamação da República, Escravidão, Ditadura, Impeachment, questões urbanas, saúde e educação, entre outros temas.
A 1ª Bienal Internacional da Caricatura é um evento idealizado pelo caricaturista e historiador Luciano Magno, autor do livro “História da Caricatura Brasileira”, com o apoio do Centro Cultural Justiça Federal, Museu da República, Sistema Brasileiro de Museus, Museu Nacional de Belas Artes, Ministério da Cultura e Instituto Brasileiro de Museus.
Mostra vai percorrer a Paraíba
A Exposição “Brasil e Outros 500 através da caricatura” permanece na UEPB até o dia 13 de dezembro e depois segue por vários municípios da Paraíba até se unir aos quadros da Bienal em 2014. No total, 16 instituições paraibanas receberão a exposição, a exemplo do Câmpus da UEPB em Monteiro, o Colégio Alfredo Dantas, a Facisa, o IFPB, entre outras. De acordo com Fred, a exposição na Universidade Estadual também é uma oportunidade para iniciar o processo de criação do Núcleo de Humor e Quadrinhos, servindo como gancho para o estímulo e engajamento da Universidade neste setor.
O cartunista
Fred Ozanan é um profissional premiado internacionalmente em todas as categorias. Iniciou a sua carreira em Campina Grande e logo ganhou o mundo depois que seu trabalho foi estampado nas páginas do jornal O Pasquim, publicação carioca. Possuidor de grande visão para a crítica social e de costumes, Fred também ocupa uma das cadeiras da Academia de Letras de Campina Grande, é membro da Associação dos Cartunistas do Brasil e sócio da Fundação Nacional do Humor. Ele usa de seu humor para contribuir socialmente através do projeto “Leitura de Charge”, que funciona levando arte a estudantes de escolas e universidades públicas em todo o país.
Autodidata, ele se destaca como chargista político com mais de 7 mil trabalhos publicados em vários veículos de comunicação do Brasil, dentre os quais O Pasquim, revistas Imprensa, Cartoon e Bundas, Jornal de Alagoas, Estadão (RO), O Norte, Diário da Borborema e Gazeta do Sertão, onde começou a carreira. Também tem quatro livros publicados. Em mais de 25 anos de carreira, Fred já recebeu mais de 80 prêmios em todas as categorias do humor gráfico (charge, cartum, caricatura, quadrinhos, internet, texto e vídeo de humor).
PBAgora com assessoria
Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…
O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…
Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…
Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…