Foto: Reprodução
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (08), o Projeto de Lei 2.615/2024 que reconhece a obra do cantor e compositor Biliu de Campina como Patrimônio Cultural do Estado. A proposta é de autoria do deputado Wallber Virgolino e presta homenagem a um dos maiores representantes do forró tradicional paraibano, que faleceu em julho de 2024.
Figura irreverente, Biliu de Campina — nascido Severino Xavier de Souza — adotou no nome artístico a cidade que tanto amava: Campina Grande. Com uma trajetória musical iniciada em 1978, Biliu ficou conhecido pelas letras bem-humoradas, crítica social afiada e defesa ferrenha das raízes do autêntico forró nordestino.
O projeto aprovado destaca o legado do artista na preservação e valorização do forró pé-de-serra, influenciado por ícones como Jackson do Pandeiro e Rosil Cavalcanti, a quem Biliu homenageou em seu disco “Tributo a Jackson e Rosil”. Além desse álbum, ele lançou outras produções independentes como Forró o Ano Inteiro e Matéria Paga, além dos CDs Do Jeito Que o Diabo Gosta e Forrobodologia — todos celebrando a identidade nordestina com muito ritmo e irreverência.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de João Pessoa, Junior Pires,…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o secretário executivo do Ministério da Justiça…
O advogado especialista em direito eleitoral, Jonathan Pontes, ressaltou a necessidade de duvidar e checar…
Na madrugada deste sábado (10), a polícia capturou um casal suspeito de traficar drogas no…
Menos de 24h após o crime, a polícia conseguiu localizar e prender um homem suspeito…
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de…