Baía da Traição recebe 2º Festival de Cultura Indígena da Paraíba, nesta quinta-feira

PUBLICIDADE

O 2º Festival de Cultura Indígena da Paraíba vai ser realizado, nesta quinta-feira (19), na Aldeia São Francisco, no município de Baía da Traição, no Litoral Norte, com uma série de apresentações culturais que fortalecem a cultura indígena. O evento vai acontecer em território Potiguara e reúne representantes de mais de 20 aldeias indígenas localizadas na Paraíba.

Organizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB) e da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, o festival tem investimento de R$ 150 mil com o objetivo de fortalecer as identidades dos povos indígenas que habitam o litoral paraibano.

“É um compromisso do Governo da Paraíba o respeito às expressões culturais, aos costumes e aos rituais dos povos originários. O Festival de Cultura Indígena é uma oportunidade para que a população indígena se expresse e demarque suas tradições”, destacou o secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos.

Ao longo do dia, vai haver apresentação de toré, de tambores, de boi de reis, de cirandas, de cocos de roda, entre outras. Ainda estão programadas a exposição e venda de artesanato e comidas típicas. E ainda pinturas corporais indígenas para os participantes.

Cacique-geral dos povos Potiguara, Sandro Barbosa destacou a importância desses eventos no resgate da identidade indígena e no fortalecimento das aldeias enquanto coletividades. E explica que houve um incrível aumento de interesse das diferentes aldeias em participar do festival.

“As aldeias estavam um pouco adormecidas, desinteressadas. Então, o Festival de Cultura Indígena despertou a nossa cultura indígena, fez com que as aldeias se mobilizassem. Agora todo mundo quer participar. Cada um que queira fazer uma festa mais bonita”, comemorou Sandro.

Ele explica que das 33 aldeias existentes na região, mais de 20 já confirmaram presença. E que até o dia do evento outras poderão aderir à festa coletiva que será realizada em Baía da Traição. “Só temos a agradecer ao incentivo que o Governo da Paraíba dá a nós”, completou.

A programação vai ter início já a partir das 8h e se prolongará por todo o dia, devendo ser encerrada por volta das 19h. A primeira edição do evento aconteceu em agosto de 2022 em Rio Tinto, também no Litoral Norte da Paraíba.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Filho é preso após matar mãe a facadas na cidade de Montadas

Na noite dessa sexta-feira (20) um homem identificado como Laércio Tomaz da Silva matou sua…

21 de setembro de 2024

Secretaria estadual de Educação desmente boatos sobre desligamento de terceirizados

A Secretaria Estadual de Educação da Paraíba (SEE-PB) emitiu uma nota oficial neste sábado (21)…

21 de setembro de 2024

Apenas um trecho do litoral da PB está impróprio para banho neste fim de semana, diz Sudema

O litoral da Paraíba conta com apenas um trecho impróprio para banho neste fim de…

21 de setembro de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox aponta liderança de César Marques com mais de 4 vezes do total do 2º colocado em Aroeiras

A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Datavox, em parceria com o portal PB Agora e…

21 de setembro de 2024

Gaeco do MPPB pede retorno à prisão de Padre Egídio por descumprimento de medidas judiciais

O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba…

21 de setembro de 2024

PB AGORA/Datavox: independente da intenção de voto, maioria do eleitorado de Aroeiras acredita na reeleição de César Marques

A pesquisa realizada pelo Instituto Datavox, contratada pelo portal PB Agora e divulgada neste sábado…

21 de setembro de 2024