Bienal do Livro 2011 termina com recorde de público e faturamento
Evento literário teve 670 mil visitantes em 11 dias de funcionamento.
Segundo organizadores, mais de 2,8 milhões de livros foram vendidos.
A 15ª edição da Bienal do Livro do Rio termina neste domingo (11), no Riocentro, com recorde de público e de faturamento em livros vendidos. “Foi a melhor Bienal de todos os tempos”, disse a presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel), Sonia Machado Jardim.
Segundo informações divulgadas pelos organizadores, o evento literário teve 670 mil visitantes em 11 dias de funcionamento. O resultado é 5% maior que o público da última edição, em 2009.
Os organizadores também registraram crescimento no faturamento total e no número de livros vendidos durante a Bienal. De acordo com os dados, foram 2.815.000 exemplares vendidos, um aumento de 15% em relação a 2009, gerando uma arrecadação de R$ 58 milhões. A feira teve um investimento de R$ 4,2 milhões.
No feriado do 7 de setembro a feira chegou a seu público recorde em um dia, de 110 mil visitantes. Nesse dia, o público enfrentou problemas envolvendo a capacidade do estacionamento, longas filas e o fornecimento de água nos banheiros. “Funcionamos no limite”, disse Jardim. “Vamos levar essa lição para a próxima edição”.
Os organizadores também divulgaram a data da 16ª edição da feira literária, que vai acontecer de 5 a 15 de setembro de 2013.
G1