Categorias: Cultura

Biografia sobre Ronaldo Cunha Lima sairá em maio

PUBLICIDADE

Aproveitando o último dia 18 de março, data de aniversário dos dois, os escritores Ronaldo Cunha Lima e José Octávio se reuniram com o editor Juca Pontes. O objetivo foi definir o lançamento da biografia do poeta campinense, que vem sendo preparada por Octávio.

Procedida de revisão final e acrescida das fotografias, selecionadas por Danuza Azevedo, ficou definido que “Ronaldo Cunha Lima – A Trajetória de um Vencedor” será lançado no próximo mês de maio, em Campina Grande, seguindo-se a divulgação do livro em João Pessoa e Guarabira, como áreas de atuação e nascimento de Ronaldo.

Com 357 páginas, “Ronaldo Cunha Lima – A Trajetória de um Vencedor” divide-se em 14 capítulos intitulados: “Três cidades e uma origem entre o Sol e a Lua”, “Da Política Esdtudantil à Câmara dos Vereadores”, “Um Trabalhista na Assembléia”, “Um Democrata contra o Arbítrio”, “MDB, Prefeitura Campinense e Derrota Cabralista”, “Uma administração no Fio da Navalha”, “Exílio e Retorno à Política”, “Do Maior São João do Mundo ao Governo do Estado”, “Um Governo entre o Estado e a Política”, “O Plano Federal – Trajeto no Senado”, “Do Campestre ao PSDB – Ronaldo e a campanha de Cássio”, “Uma expressiva reeleição”, “Código Penal, Novas Obras e Renúncia à Câmara” e “Senhor e Servo das Palavras”.

Deste, o último é de autoria do jornalista e escritor José Nêumanne Pinto, que procede uma avaliação de RC no terreno cultural. Este é também o tema do acadêmico Eilzo Matos, em posfácio intitulado “Ronaldo Cunha Lima – Poeta e de Sala e Quarto”.

Sob a responsabilidade do conhecido editor Juca Pontes, a biografia de Ronaldo teve início em 2005, com a primeira versão completada dois anos depois.
Em 2007, todavia, Octávio adoeceu e voltou-se para estudos sobre Euclides da Cunha. Como por época o biografado renunciasse à Câmara Federal, foi necessário o preparo de dois novos capítulos.

Em 2009, o estudo ficou definitivamente aprontado, mas a pesquisa de fotografias demandou tempo e somente agora o estudo chegou ao fim. Para José Octávio, a biografia de Ronaldo incorpora-se à nova linha de estudos históricos-políticos, com o tempo histórico do biografado prevalecendo sobre este.

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PB tem duas cidades entre as 92 do país com receita acima de R$ 1 bilhão, revela levantamento do IBGE

O mais recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que Maricá,…

22 de setembro de 2024

Procurador eleitoral recomenda manutenção da prisão preventiva de Raíssa Lacerda; julgamento ocorre nesta segunda-feira

O procurador regional eleitoral Victor Veggi emitiu parecer favorável à manutenção da prisão preventiva da…

22 de setembro de 2024

PB Agora/Datavox divulga nesta 2ª pesquisa para a prefeitura de Gurinhém e trará termômetro a menos de 15 dias do pleito

A menos de 15 dias para a eleição que acontece no próximo dia 06 de…

22 de setembro de 2024

Justiça concede direito de resposta a Cícero Lucena contra Ruy Carneiro por propaganda ofensiva na TV

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa, Adilson Fabrício Filho, acatou representação do…

22 de setembro de 2024

Sine-PB oferece mais de 700 vagas de emprego em oito municípios paraibanos a partir desta 2ª

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) oferta 793 vagas para quem está procurando…

22 de setembro de 2024

Aposta de JP acerta quina na Mega-Sena e leva quase R$ 50 mil; 23 apostas da PB acertaram a quadra

Uma aposta realizada em João Pessoa, capital da Paraíba, acertou cinco das seis dezenas sorteadas…

22 de setembro de 2024