A Paraíba o tempo todo  |

Bispo de CG pede a cristãos para prepararem o coração para celebrar com fé o Natal

 As luzes do Natal que embelezam as cidades nesse período do ano; os presépios montados em locais estratégicos, a presença do “papai noel”; e os enfeites que decoram as casas e as lojas, materializam o chamado espírito de Natal. É o tempo mágico que todos os anos tornam os corações dos homens mais sensíveis para celebrar no nascimento do “Emanoel” Deus Conosco anunciado pelos profetas. Entretanto, devido ao consumismo, muitos cristãos acabam se esquecendo do verdadeiro sentido da festa que teve sua origem na gruta de Belém há mais de 2 mil anos.

Nesta época acontecem muitas confraternizações nos grupos, comunidades, empresas, pois, tradicionalmente, os cristãos encerram o ano, um ciclo e esperam dias melhores. Mas qual o verdadeiro sentido para estas confraternizações? Para ajudar os cristãos a se prepararem bem para celebrar o Natal, a igreja católica, através do seu calendário litúrgico, abre a partir deste domingo (30), o Advento, que significa tempo de espera para a vinda do Senhor. Este ano, o Advento começa neste domingo e se prolonga até a tarde do dia 24 de dezembro, em que começa propriamente o Tempo de Natal.

O bispo diocesano de Campina Grande Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz explicou o sentido da data, e disse que a partir de hoje, os cristãos passarão a viver um tempo rico de preparação para o Natal.
O religioso lembrou que o mundo cristão se movimenta neste tempo, preparando-se para o nascimento de Jesus Cristo. Segundo ele, a mística que orienta esta fase é de atenção e expectativa diante do que se vai celebrar. “ Deus vem! Ele vem ao encontro do homem que deve estar preparado, alerta e vigilante” alertou.

 

Dom Manoel Delson explica que a Igreja orienta os católicos a terem duas atitudes fundamentais neste período. A primeira, intensificar a leitura e a meditação da Palavra de Deus; a segunda, abrir-se ao próximo, penitenciando-se e realizando obras de caridade e amor ao próximo.

 

“É que o melhor exercício de purificação para ir ao encontro de Deus é mergulhar na sua Palavra e deixá-la penetrar nas profundezas das próprias entranhas. A mensagem divina tem força de renovar a pessoa por dentro. Quanto mais se tem contato com o que Deus diz, mais transformado para melhor torna-se o indivíduo. A penitência leva o ser humano a reconhecer os pontos que precisa melhorar. Isso é um gesto grandioso de humildade, que abre a pessoa para dar passos elevados e poder, de verdade, estar preparado para o encontro com o Deus que nasce e com o próximo que está aí do lado”, apelou.

 

Para Dom Delson, “a espera que os cristãos costumam fazer, passa naturalmente pela preparação das coisas: arrumar a casa com enfeites característicos, roupa nova, presentes para os amigos, comidas, bebidas, confraternizações, etc. No entanto, tudo isso tem significado se estiver relacionado com a preparação interior e o desejo de verdadeiramente encontrar-se com Deus. “Recomenda-se, então, intensificar a oração: colocando-se diante de Deus, ouvindo-o com alegria e satisfação” afirmou.

 

Ele enfatizou ainda que “sem este estar com Deus, sem ouvir sua Palavra, sem arrumar o coração, as demais ações preparatórias ficam esvaziadas de sentido.
“Deste modo, o Advento é tempo de assumir atitudes novas de solidariedade, de compaixão pelos outros, especialmente pelos mais pobres, enfermos, fragilizados pela vida e pela exclusão social. Um ato de amor tem poder fantástico de mudar, de curar e transformar vidas.

 

PBAgora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe