A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) realiza, dentro da programação da Festa das Neves, uma série de atividades, entre elas, a exposição artística ‘Senhora das Neves’, na Casa da Pólvora, com uma coletânea de 20 artistas locais, sob a curadoria de Augusto Moraes. A abertura será na próxima sexta-feira (26), às 16h.
“A cada ano, durante o período da Festa das Neves, realizamos exposições temáticas sobre a cidade de João Pessoa, uma forma que encontramos de envolver artistas e o próprio público no tema da Festa das Neves com olhares ou com um aspecto diferente”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Por isso, segundo ele, a Prefeitura de João Pessoa sempre monta exposições na Casa da Pólvora e no Hotel Globo. Neste caso, a partir do trabalho de Augusto Moraes, o trabalho é focado em obras artísticas de grandes nomes locais das artes plásticas que pintaram cenas com o tema Festa das Neves.
“É muito importante para todos nós valorizarmos esse momento porque trata-se de um momento histórico de formação da nossa cidade. A Festa das Neves está no imaginário afetivo da população e evidentemente que as artes plásticas têm acompanhado e reverberado essa tradição. Agradeço desde já ao empenho de Augusto Moraes e a todos os artistas que acolheram esse projeto”, acrescenta o diretor.
Compõem a exposição diversas tipologias de artes. Entre elas, o curador cita diversas pinturas; também fazem parte da mostra esculturas de madeira e barro, além de fotografias e objetos em papietagem, que são obras feitas de papel.
“O tema da nossa exposição é a Festa das Neves. Por isso, em suas obras, os artistas vão falar sobre esta celebração à padroeira da cidade dentro da visão de cada um”, observa Augusto Moraes.
Os artistas que vão expor são Wilson Figueiredo, Flávio Tavares, Antônio David, Clóvis Júnior, Molina, Geo Oliveira, Babá Santana, Maria de Casserengue, Dadá Venceslau, Manu da Pazz, Analice Uchôa, Patrícia Lucena, Letícia Lucena, Lourdes Diniz, Francisco Diniz, Jonas Nogueira, Leila Smith, Gildo Xavier, Marcela Dias.
PB Agora