Categorias: Cultura

Católicos celebram nesta Quinta-feira a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio

PUBLICIDADE

A Igreja Católica inicia nesta Quinta-Feira (17) com a Missa do Lava Pés e da Ceia do Senhor, o Tríduo Pascal. Para os católicos, a Celebração marca a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.

Em João Pessoa, duas Missas serão celebradas na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, presididas por Dom Manoel Delson . Às 9h acontece a missa dos Santos Óleos, enquanto que  às 17h será a missa do Lava-pés e Ceia do Senhor.

Em Campina Grande, as duas Missas serão celebradas na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, sendo uma às 8h30h e outra às 17h, sob a presidência do bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Na missa dos Santos Óleos acontece a bênção dos óleos usados nos sacramentos (batismo, crisma, ordem e unção dos enfermos) em todo território arquidiocesano até o próximo ano. Nesta celebração também acontece a renovação das promessas sacerdotais. Ela conta com a presença de todos os sacerdotes e diáconos diante do arcebispo.

Já o Lava-pés, é um ritual litúrgico realizado, durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando se recorda a última ceia do Senhor. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro da mensagem de amor de Jesus.

Conforme enfatiza documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o rito do lava-pés consiste em um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus.

Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou na noite da Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores.

“E, tomando um pão, havendo dado graças, o partiu e o serviu aos discípulos, recomendando: “Isto é o meu corpo oferecido em favor de vós; fazei isto em memória de mim”. Da mesma maneira, depois de ceiar  pegou o cálice, explicando: “Este cálice significa a nova aliança no meu sangue, derramado por vós”. (Lucas 22, 18,20).

A palavra “Eucaristia” provém de duas palavras gregas “eu-cháris”, que significa “ação de graças”, e designa a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as aparências de Pão e Vinho.

O tríduo pascal segue na Sexta-feira Santa com as celebrações da Paixão do Senhor, e é concluído no Sábado de Aleluia com a Vigília Pascal, que para os católicos, marca a aurora de um novo tempo. No Domingo os cristãos celebram a Páscoa, que é a ressurreição de Cristo.

Severino Lopes

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF mantém prisões de oito condenados pela trama golpista após audiência de custódia

As prisões domiciliares de oito condenados pela trama golpista foram mantidas neste sábado (27) após audiência…

28 de dezembro de 2025

Bolsonaro volta a centro cirúrgico para tratamento de soluços, diz Michelle

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou…

28 de dezembro de 2025

Cícero comemora sucesso do ‘Celebra João Pessoa’ e destaca potencial da capital para grandes eventos

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comemorou o sucesso do ‘Celebra João Pessoa’…

28 de dezembro de 2025

Inmet renova alerta de baixa umidade para mais de 100 municípios paraibanos

Mais de 100 municípios da Paraíba seguem sob alerta de baixa umidade do ar neste…

28 de dezembro de 2025

Câmara Municipal entrega Título de Cidadania a Frei Gilson durante o Celebra João Pessoa

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) entregou, neste sábado (27), o Título de Cidadão…

28 de dezembro de 2025

Vereador de Santa Helena é atacado com barra de ferro dentro da própria casa no Sertão paraibano

Uma ação rápida de moradores impediu que um ataque contra o vereador Rogério Leite (PSB),…

28 de dezembro de 2025