Cinco exposições com temas juninos podem ser visitadas no Arraiá da Estação Cabo, aberto na semana passada, na galeria da Estação das Artes Luciano Agra, localizada ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O horário de visitação é de terça a sexta-feira das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados das 10h até 21h. A entrada é aberta ao público de todas as idades.
Gravura – No local o visitante vai encontrar a Mostra de Gravuras e Cordéis do xilogravurista José da Costa Leite, um varal de cordéis a disposição do público e algumas matrizes com estampas das capas dos cordéis. Para quem não o conhece José da Costa Leite é o autor da xilogravura impressa na parede amarela do prédio da Estação Cabo Branco.
O poeta popular José da Costa Leite nasceu em Sapé (PB). É autor de mais de 500 títulos em cordéis, livros de poesia matuta, além de imprimir o anuário “Almanaque popular paraibano”. Costa Leite vai muito além do mundo da escrita, exercitando sua criatividade em outras áreas: é ele quem desenha, talha na madeira e ilustra as capas dos próprios folhetos. Aventura e discussão, por exemplo, são alguns dos temas preferidos do artista popular.
Retalho da Mata – Outra exposição é “Retalho da Mata”, com peças bordadas produzidas por mulheres da Associação de Moradores de Mata Redonda do município de Alhandra (PB). Os trabalhos são fruto da ação sócio cultural da professora Ieda Czar Nobay, que utiliza aplicações em retalhos coloridos e rebordados pelo grupo de mulheres que lidera, criando peças de rara beleza e fino acabamento.
Belezas do Cariri – É uma mostra fotográfica fruto de um concurso fotográfico, organizado em 2008, pelo Museu Interativo do Semi-Árido (MISA), que realizou o 1º Concurso de Fotografias “Revelando as Belezas do Semi-Árido”. São 44 fotografias com imagens das expedições fotográficas organizadas pelo MISA no mesmo ano. A mostra revela paisagens surpreendentes e cenas da flora e da fauna do Cariri paraibano.
Paisagem do Inteiror – É uma mostra de desenhos em carvão sobre cartão do artista plástico Percy Fragoso. Como todo bom sertanejo, Percy nunca esqueceu de sua terra natal, e faz dela muitas vezes o tema de suas obras, seus desenhos e pinturas, que são na verdade saudosas poesias dedicadas ao Sertão.
Milagre Sertão – É também uma mostra fotográfica fruto do trabalho da Organização Não-Governamental (ONG), de mesmo nome, que realiza um trabalho social para levar água, alimentos, roupas, brinquedos, assistência médica, palestras educativas e atividades de recreação para as comunidades atendidas.
SERVIÇO:
ARRAIÁ DA ESTAÇÃO
Atração: Exposições de arte visuais
Mostra de Gravuras e Cordéis do xilogravurista José da Costa Leite
Retalho da Mata
Belezas do Cariri
Paisagem do Inteiro
Milagre SertãoEm cartaz até o final de julho.
Local: Estação das Artes Luciano Agra
Horário de visitação: terça a sexta-feira – 9h às 21h
Sábados, domingos e feriado – 10h às 21h.
Entrada gratuita
Secom-JP