Categorias: Cultura

CMCG realiza Tribuna Livre para debater importância de distribuição de cartilha do forró em escolas do município

PUBLICIDADE

Atendendo propositura da vereadora Maria de Fátima Melo Silva, (Dona Fátima) do PODEMOS, a Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), realizou na manhã desta quinta-feira (20), uma Tribuna Livre para debater a importância da confecção e distribuição de uma cartilha com histórias do nosso  forró e da cultura local para escolas da rede de ensino do município.

A Tribuna Livre, presidida pela vereadora Valéria Aragão (PTB), aconteceu às vésperas do Maior São João do Mundo, que mais uma vez será online, e contou com a presença especial do músico e produtor musical Alessandro dos Santos Silva, mais conhecido como Sandrinho Dupan. Ele é um dos autores da cartilha “O que é o forró”, produzida juntamente com o músico, DJ produtor e pesquisador Ivan Dias.

Sandrinho, que também é pesquisador do Museu Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP),  fez a apresentação da cartilha. A apresentação foi feita ao som do forró tradicional, com músicas como “Sala de Reboco”  e “Asa Branca” de Luiz Gonzaga, e “Paraíba Joia Rara” de Tom Oliveira”. As músicas foram tocadas pelo sanfoneiro Sandrinho e levaram um clima junino para o Plenário da Casa de Félix Araújo.

Em sua apresentação, Sandrinho do Pan destacou a força do forró e lembrou que muitos forrozeiros no passado, já falaram de temas contemporâneos que fazem parte da vida e da história do Nordeste. Como pesquisador, ele enfatizou a necessidade de conhecermos nossas origens e os valores da cultura para  propagarmos essa riqueza para as futuras gerações.

Ao fazer uso da Tribuna, a vereadora Dona Fátima destacou a importância da obra como forma de enaltecer a cultura local, os costumes da região; valorizar as tradições populares e reverenciar o forró na terra do Maior São João do Mundo .

Em sua explanação, ela enfatizou que quando  resolveu apresentar  propositura, teve o  intuito de fazer  com que as crianças e adolescentes pudessem conhecer, através da leitura,  a riqueza do forró que está enraizado com a história do nosso povo.

Ela também destacou a relevância da confecção e distribuição da cartilha na rede de ensino do município, uma obra de dois grandes defensores da cultura regional .

Dona Fátima lembrou que Campina Grande é um grande celeiro cultural e importante polo para o desenvolvimento do forró, desde os tempos da indústria do algodão , quando a cidade se tornou um importante entreposto comercial.
Apesar da riqueza cultural, o forró, conforme destacou a vereadora, ainda é pouco conhecido e estudado na rede municipal de ensino.

Dona Fátima lembrou que nasceu e foi criada em um ambiente de forró, onde a cultura regional era valorizada, já que seu pai costumava cantar e tocar o chamado forró pé de serra. Antes de encerrar o discurso, ela apelou para a sensibilidade do prefeito Bruno Cunha Lima, esperando que ele acate a proposta, e leve o material até as escolas da rede municipal.

“Eu espero que o prefeito Bruno Cunha Lima, reconheça a importância da iniciativa  e atenda o nosso pedido. Acredito que ele será sensível a essa proposta. Com isso, as crianças e adolescentes terão oportunidade de aprender sobre a importância de nossas raízes culturais e transmitir às gerações futuras essa riqueza” destacou.

Vários vereadores presentes no Plenário enalteceram a iniciativa de Dona Fátima, a exemplo de Anderson Maia, Jô Oliveira, Olímpio Oliveira e Janduy Ferreira. Eles foram unânimes em parabenizar Dona Fátima pela brilhante ideia, e destacaram a importância das crianças conhecerem as nossas raízes, cultura e riqueza, da região, expressas no forró tradicional, ao som da sanfona, do triângulo e do zabumba. 

Todos os vereadores e vereadoras que fizeram uso da Tribuna, manifestaram irrestritos apoio a iniciativa de Dona Fátima e destacaram o forró como expressão e base de nossa cultura.

O Projeto Indicativo apresentado pela vereadora do Podemos,  foi aprovado recentemente por unanimidade pela CMCG. O projeto propõe a confecção e distribuição por parte da Prefeitura Municipal de Campina Grande, da cartilha “O que é o forró,” na rede de ensino do município. A cartilha, com ricos elementos culturais,  foi publicada pela Editora Universitária da Universidade Estadual da Paraíba. Ela  traz um pequeno apanhado da história do forró.

A ideia é estimular no ambiente de sala de aula, as crianças e adolescentes a conhecerem detalhes da riqueza da cultura regional, a partir das expressões artísticas da música, dança no ritmo autenticamente regional que ganha vida ao som da sanfona, do triângulo e do zabumba.

Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024

Inscrições para 3ª edição da Ultramaratona Aquática encerram próxima quarta-feira

O prazo de inscrição para os competidores que desejam participar da 3ª edição da Ultramaratona…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024