Depois de Tim Universal Maia, caixa lançada em dezembro com oito discos e um DVD, mais uma novidade envolvendo a obra do cantor chega ao mercado. Ou melhor, às bancas. Hoje, o primeiro número da Coleção Tim Maia — justamente a estreia de Tim, de 1970 — será distribuído nos estados da Região Sul e em São Paulo. O primeiro item da série chega às bancas de outros estados, inclusive o DF, em 29 de abril. Ao todo, serão 16 volumes no formato CD livreto (com textos e fotos), 15 semanais e o último como brinde para quem completar a coleção.
As caixas da Universal Music e da Abril Coleções têm apenas três discos em comum, os lançados por Tim em 1970, 1971 e 1973 — juntas, as duas somam quase toda a discografia do cantor. O principal destaque da nova coleção são os discos Tim Maia Racional 2, nunca lançado em CD, e o inédito Tim Maia Racional 3 (este, o brinde que, a princípio, não vai para as bancas).
Os boatos sobre a existência de um terceiro volume da chamada fase racional são antigos. Em 2008, algumas músicas desse repertório — inacabadas, mas bem próximas disso — caíram na internet e comprovaram que a qualidade do material é tão boa quanto a dos outros dois (à época, Tim estava longe de álcool e drogas, com uma voz límpida e no auge criativo).
Os detalhes sobre Tim Maia Racional 3, por enquanto, são mantidos sob sigilo. “A finalização do disco não foi concluída. Não tenho sequer o nome das músicas. Estamos cercando isso com enorme cuidado”, comentou
Beth Klock, editora da coleção. “Assim que o disco estiver pronto, vamos divulgar”, ela continua.
As faixas do terceiro Racional foram encontradas na casa do engenheiro de som William Luna Jr. depois de conversas com o produtor Dudu Marote, que mostrou curiosidade em ouvir as fitas. Dono do estúdio Somil, o pai de Luna reteve as gravações na época (1976), pois Tim não teria pago pelas sessões (abandonadas quanto o cantor desistiu da Cultura Racional). Outro produtor, Kassin, seria o responsável por finalizar o disco.
O primeiro número da Coleção Tim Maia será vendido ao preço promocional de R$ 7,90. Os demais, por R$ 14,90. Os discos podem ser comprados pelo site www.colecaotim.com.br.
Correio Braziliense