Missa, novenário e momento de confraternização. Começa nesta sexta-feira (29) a Festa da Padroeira da Diocese de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, Nossa Senhora da Conceição. O tema abordado este ano será “Maria, Mãe da Igreja”, e a programação deve se estender até o dia 8 de dezembro.
O evento, que integra o jubileu de 75 anos da diocese, contará com uma rica programação religiosa e cultural, envolvendo fiéis de toda a região. Neste ano, o tema será “Rainha Concebida Sem Pecado” e o lema “Deus enviou o seu Filho nascido de mulher” (Gálatas 4, 4b).
Em entrevista coletiva, o pároco da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, padre Luciano Guedes, destacou a importância espiritual e social da festa.
“É um momento assim que todos nós de Campina Grande paramos para homenagear a nossa padroeira. Lembrando, sobretudo, que Nossa Senhora da Conceição não é só a padroeira da cidade de Campina Grande, mas de toda a nossa diocese. Esse reconhecimento para todos nós chegou no momento oportuno, sobretudo neste ano jubilar dos 75 anos “, disse.
O bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos reforçou a abrangência da festa.
“Lembrando, mais uma vez, que Nossa Senhora da Conceição não é padroeira apenas de Campina Grande, mas das 73 paróquias da nossa diocese. O grande dia, 8 de dezembro, começará com uma missa solene às 10h, presidida por Dom Manoel dos Reis, bispo emérito de Petrolina. Às 16h, teremos a procissão que mobiliza milhares de fiéis, culminando com a celebração eucarística no Parque do Povo, presidida por mim “, frisou.
Dom Dulcênio também ressaltou o caráter unificador da celebração que acontece no clima dos festejos de final de ano.
“Nossa Senhora da Conceição é a nossa padroeira. E naquele dia, ela reúne todos os seus filhos na Igreja Mãe, que é a nossa Catedral. As pessoas, de perto ou de longe, católicas da nossa diocese e além fronteiras, vêm a este encontro com Nossa Mãe para celebrar, agradecer e fortalecer a fé”, afirmou.
A missa de abertura será presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos. A programação também vai contar com música ao vivo e venda de lanches, todas as noites, das 21h às 23h, no estacionamento da Catedral.
A dimensão social também é importante nas festividades. A Catedral realizará, como todos os anos, a Campanha do Alimento, solicitando doações de arroz, feijão, macarrão, floco de milho e leite em pó. Os donativos serão destinados às famílias assistidas pela Cáritas Paroquial.
“Esses alimentos serão destinados às pastorais e serviços sociais ligados à Catedral, como o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. Queremos que esse gesto seja um sinal do que devemos fazer o ano inteiro”,destacou padre Luciano.
No dia 8 de dezembro, data que marca as comemorações a Imaculada Conceição, serão realizadas três missas, às 7h, às 10h e, a depois às 16h, quando ocorrerá a procissão saindo da Catedral até o Parque do Povo, onde Dom Dulcênio preside a Santa Missa de encerramento às 17h.
Severino Lopes
PB Agora
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta quinta-feira (28), em Brasília, o…
O juiz da 72ª Zona Eleitoral de Campina Grande, Edivan Rodrigues, acatou a recomendação do…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) terá a oportunidade de indicar até três novos conselheiros…
Um acidente de trânsito provocou grande lentidão e congestionamento na BR-230, na extensão do viaduto…
A Superintendente Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (SemobJP) vai implantar, nesta sexta-feira (29),…
Um jovem foi assassinado após um ataque a tiros dentro de um lava lato, na…