Termina nesta sexta-feira (8) o prazo para inscrições nas mostras da 18ª edição do Festival Comunicurtas, um dos mais tradicionais do audiovisual paraibano.
Promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), Departamento de Comunicação (DECOM) deve acontecer de 14 a 17 de dezembro deste ano.
As inscrições nas mostras competitivas do festival acontecem pela internet, através do preenchimento de um formulário eletrônico. A premiação das produções vencedoras acontecerá no dia 17 de dezembro.
De acordo com o edital do Comunicurtas, cada pessoa pode inscrever mais de um trabalho em cada mostra. O objetivo é abrir espaço pra divulgação das produções audiovisuais, proporcionando mais visibilidade e reconhecimento aos profissionais do setor.
O Comunicurtas chega a sua 18ª edição este ano e tem como tema “O cinema em Super 8: Experimentações e Fruições”, que faz referência a um formato de filme popular entre amadores e entusiastas do cinema, entre as décadas de 1960 e 1980.
Podem ser inscritos filmes e vídeos de curtas e longas-metragens locais, regionais, nacionais e internacionais, das áreas de Cinema, Jornalismo e Publicidade. E além das mostras competitivas, o Comunicurtas promove debates, palestras, oficinas e mostras não competitivas.
A temática escolhida para este ano foi “O cinema em Super 8: Experimentações e Fruições”. O cinema em Super 8 foi uma importante forma de produção cinematográfica, especialmente nas décadas de 1960 a 1980, antes do advento dos formatos de vídeo digital. O Super 8 era um formato de filme de 8mm bastante popular entre amadores e entusiastas do cinema, pois era mais acessível e fácil de usar em comparação com os formatos de 16mm e 35mm, que eram mais caros e requeriam equipamentos mais sofisticados.
No Brasil, o cinema em Super 8 também teve seu apogeu, com muitos cineastas amadores e profissionais usando esse formato para produzir curtas-metragens, filmes experimentais, documentários e até mesmo longas-metragens. Em relação à Paraíba, como em outras regiões do Brasil, o Super 8 também encontrou espaço entre os cineastas locais. Muitos entusiastas do cinema paraibanos utilizaram esse formato para registrar eventos, fazer filmes caseiros e, em alguns casos, produzir trabalhos artísticos mais elaborados.
Vitrine para os amantes do cinema, o Comunicurtas UEPB também tem o caráter pedagógico, conforme destacou o coordenador do Festival, o jornalista Hipólito Lucena, visto que a cada edição, envolve diversos estudantes que atuam em toda a logística do evento de forma efetiva.
Redação