Categorias: Cultura

Comunicurtas da UEPB segue até sábado com exibição de filmes e oficinas

PUBLICIDADE

A magia, o encanto e as luzes do cinema invadiram o Cine Teatro São José para mais uma edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB, que chegou a sua 13ª edição com a intocável marca da resistência.  O Festival segue até sábado (01) com as exibições dos filmes das mostras competitivas, palestras, e oficinas. 

 

Pioneiro na Rainha da Borborema na formação de plateias da sétima arte e vitrine para colocar produções audiovisuais no circuito nacional, o Comunicurtas foi aberto oficialmente na noite desta terça-feira (27).  A primeira noite foi reservada para homenagens e exibição dos primeiros filmes que concorrem nas mostras competitivas. Este ano, mais de 70 produções estão concorrendo às cobiçadas estatuetas.

Este ano foram selecionados 12 vídeos para a Mostra Estalo; 16 vídeos para a Mostra Brasil; 16 trabalhos para a Mostra Tropeiros; 14 reportagens para a Mostra Tropeiros de Telejornalismo; 13 vídeos para a Mostra Som da Serra; cinco filmes para a Mostra de Longas Metragens e seis para a Mostra Tropiqueers. A atmosfera da sétima arte tomou conta do espaço. Diretores, atores, roteiristas, produtores e amantes do cinema prestigiaram a abertura do evento que, este ano, presta homenagem in memoriam ao cineasta de capixaba Penna Filho e ao ator e músico paraibano Zé Guilherme, ex-integrante da banda Cabruera, que morreu em maio deste ano.

Antes das homenagens e do início das primeiras exibições das mostras competitivas, o coordenador geral do festival, jornalista Hipólito Lucena, subiu ao palco do Cine São José para agradecer a plateia, aos parceiros e instituições que mais uma vez apostaram no projeto e contribuíram para que o evento acontecesse, mesmo tem tempos de crise, sem com isso perder a qualidade. Ele lembrou que devido à conjuntura desfavorável e à crise que se espalhou pelo País, a 13ª edição do Festival correu o risco de não acontecer, mas graças às parcerias e ao empenho da Reitoria, o festival chegou a mais uma edição como símbolo de resistência da própria UEPB.

Hipólito destacou que o Comunicurtas está consolidado e, além de servir de incentivo e divulgação da produção audiovisual, possibilita aos estudantes da Instituição atuarem de forma efetiva no festival, o que torna o evento pedagógico. Este ano, mais de 200 estudantes estão atuando como voluntários do evento. Para o coordenador, mesmo em meio às dificuldades o festival continua forte, atraindo cineastas e superando desafios, tendo importante papel nas produções audiovisuais.

Principal entusiasta do festival, o reitor Rangel Junior destacou a marca e a qualidade do evento, que a cada ano supera as dificuldades sem perder a sua essência. Rangel considerou o festival importante para a divulgação das produções audiovisuais e disse que a arte e a cultura são instrumentos no processo educacional e fomento do cinema. “Esse festival é uma demonstração de resistência que a gente tem todo ano. Infelizmente os temos são sombrios, mas nossa ação é de combate ao obscurantismo. Vamos continuar trabalhando e insistindo nisso, porque é uma crença que a gente tem sobre a importância dessa atividade”, destacou. Representando o Departamento de Comunicação, o professor Luís Adriano Mendes também destacou a importância do festival para a UEPB e para formação de plateia e incentivos às produções audiovisuais.

O primeiro ato do Comunicurtas 2018 foi a entrega dos troféus aos representantes dos homenageados, Penna Filho e Zé Guilherme. Na tela, em meio a magia e ao fascínio do cinema, dois vídeos mostraram a trajetória e a vida dos homenageados. Na tela, familiares e amigos falaram do legado dos cineastas. Os troféus foram entregues pela jornalista Tatiana Brandão e pelo professor Luís Adriano.

Em nome do cineasta Penna Filho, recebeu o troféu, visivelmente emocionada, sua filha, Fabiana Penna. Ela agradeceu a homenagem e disse que o Comunicurtas ajudou a eternizar o legado de seu pai, que dedicou 50 anos de sua vida ao cinema, sempre voltado a temas sociais. “Ele passou por inúmeras transformações e foi um resistente na vida. Faleceu há três anos e deixou um legado fantástico no cinema”, frisou. O músico Emir Pontes, ex-integrante da banda Cabruera, recebeu o troféu em nome de Zé Guilherme. Ele também agradeceu a lembrança, falou de sua convivência com o artista e garantiu que a estatueta seria entregue com carinho aos familiares do músico e ator.

Em seguida começaram as exibições dos fiilmes da mostras competitivas . O evento prosseguiu ontem com mais filmes, debates e oficinas.

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSDB na PB descarta retorno de Cássio em 2026 e diz que Pedro Cunha Lima ainda é a prioridade

O presidente do PSDB da Paraíba, Fábio Ramalho, descartou, em entrevista nesta sexta-feira (27), a…

27 de dezembro de 2024

Tratando Motta já como próximo presidente da Câmara, Lula se reúne com paraibano para garantir harmonia entre poderes

Em uma articulação política estratégica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta…

27 de dezembro de 2024

João antecipa repasse do ICMS e do Fundeb para municípios paraibanos fecharem 2024 no “azul”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou uma importante medida que beneficiará os 223…

27 de dezembro de 2024

Secretária da Educação de João Pessoa anuncia concurso com mais de 400 vagas em 2025

A secretária de Educação de João Pessoa, América Castro, anunciou que a Prefeitura Municipal de…

27 de dezembro de 2024

João nega convite a Zezinho do Botafogo e a Marinaldo Cardoso para ocupar cargos no Governo: “De minha parte não houve”

Em meio a especulações sobre possíveis mudanças em sua equipe, o governador da Paraíba, João…

27 de dezembro de 2024

Paraíba gera saldo positivo de 2.720 empregos formais em novembro, revela Caged

A Paraíba gerou um saldo positivo de 2.720 empregos formais no mês de novembro, de…

27 de dezembro de 2024