A Paraíba o tempo todo  |

Concerto da OSUFPB desta semana privilegia obras de Mozart

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba – OSUFPB realiza nesta sexta-feira, 29 de julho, às 20:00 horas, o seu segundo concerto da Série Philipeia, que tem foco na obra do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. O evento acontece na Sala Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB, com entrada franqueada ao público de todas as idades.

Separada em séries temáticas, a temporada de 2018 da OSUFPB busca trabalhar seu repertório por um viés pedagógico, exaltando em suas apresentações características de obras de compositores importantes para a história da música universal, oferecendo ao público uma forma de dar um mergulho maior nas músicas, que sempre estão contextualizadas no momento histórico em que foi criada. Assim, é possível  compreender os movimentos que ativaram a inquietação criativa de cada compositor através dos cenário que o envolvia e que ativava a combustão de sua criação. Este concerto é o segundo da Série Philipeia, que, além de exaltar a obra do compositor austríaco W. A. Mozart, também apresenta obras dos compositores brasileiros José Maurício Nunes Garcia e Ricardo Tacuchian. A regência fica sob a batuta do maestro Thiago Santos, regente titular da OSUFPB.

Apesar do aparente contraste, a combinação entre Mozart e os cariocas José Maurício Nunes Garcia e Ricardo Tacuchian revela suas congruências. José Maurício foi o padre mulato que, em meio à sociedade escravista em que vivia no Rio de Janeiro nos tempos de D. João VI, fez-se o maior compositor brasileiro do período. Sua música, bastante influenciada pelos cânones europeus em voga à época, aproxima-se do classicismo Mozartiano e Haydniano. Já o compositor Ricardo Tacuchian, ex-discípulo do célebre compositor paraibano José Siqueira, usa das formas clássicas numa abordagem contemporânea em seu Concertino para Piano. A obra estreada em 1977 pela Orquestra de Câmara do Brasil – orquestra dirigida por seu mestre Siqueira – terá sua primeira audição na Paraíba neste concerto tendo como solista a pianista Miriam Grosman.

A solista

Miriam Grosman

Miriam Grtosman é Doutora em Artes Musicais  pela  Catholic  University  of America, em Washington DC, e Mestre  em  Música  pela UFRJ. Como  Professora Titular  da  Escola  de  Música da  UFRJ, integra  seu  quadro  docente   como  professora  de  piano  e orientadora  acadêmica.  Ministra  cursos de extensão e seminários  voltados  para  aspectos  didáticos  e  interpretativos,  além  de  master  classes  a convite  de  instituições  musicais. Paralelamente  à  docência,  desenvolve  atividade  artística  relevante   como solista e camerista, já tendo se apresentado em  várias  salas  de  Concerto  no  Brasil,  Portugal,  Espanha, Áustria, Estados Unidos eItália. O repertório  apresentado  no  exterior  contempla  especialmente  a  música brasileira para piano, onde as  obras  do  compositor  Ricardo  Tacuchian  tem  sido  incluídas  de  forma significativa. Integra o Trio Francisco Mignone com  o violoncelista  Ricardo Santoro  e  o  flautista  Afonso  de Oliveira desde 2002. Exerceu  a  chefia  do Departamento  de Teclado  e  Percussão  por 5  anos e foi  diretora-adjunta  dos cursos de  extensão  da  Escola de Música da UFRJ por 8 anos.

O Regente

Thiago Santos

O carioca Thiago Santos foi o primeiro latino-americano contemplado com a bolsa de estudos Leverhulme Arts Scholar para o renomado programa de regência orquestral do Royal Northern College of Music, na Inglaterra. Atuou como regente assistente das orquestras BBC Philharmonic e da Royal Liverpool Philharmonic.

No Brasil, dirigiu a Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica de São José dos Campos, Sinfônica da UFRJ, entre outras. Na Inglaterra, também trabalhou com a Stockport Symphony, Nottingham Philharmonic e Manchester Camerata. Ainda na Europa, regeu a Buhoslav Martinu Philhamonie (República Tcheca) e U Artist Festival Orchestra (Ucrânia).

Cursou bacharelado e mestrado em regência na UFRJ com André Cardoso. Atualmente é o maestro titular da OSUFPB – Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas – e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe