A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Conheça a história dos principais blocos do pré-carnaval de João Pessoa; hoje tem desfile das Muriçocas do Miramar

A folia já toma conta das ruas e avenidas de João Pessoa no pré-carnaval da Capital paraibana. A grande expectativa de todo o evento é para a tradicional Quarta-feira de Fogo. O bloco Muriçocas do Miramar deve arrastar hoje, uma multidão pela Via Folia ao som de Raí Saia Rodada, Chico César, Juzé, Madu Ayá e Capilé. O bloco, que já desfila há 38 anos na Epitácio Pessoa, é um dos mais tradicionais e também com maior público no pré-carnaval de João Pessoa.

A concentração do bloco começa às 19h, na Praça das Muriçocas. O trio principal está previsto para sair às 21h do local e seguir até o Busto de Tamandaré.

Além dos trios, várias orquestras de frevo estarão espalhadas pelas ruas próximas, bem como blocos paralelos e apresentações de cultura popular.

O início – Tudo começou de forma despretensiosa. O músico Fuba, que é um dos fundadores do bloco Muriçocas do Miramar, contou como tudo começou, durante uma conversa dele com Bob, Roberto Zagre e Vitória, os outros fundadores em um domingo de 1987, na Feirinha de Tambaú, em João Pessoa.

A ideia era fazer um bloco antes da semana em que o Brasil comemora o Carnaval, porque, neste período, muitas pessoas da capital costumam viajar para Salvador, Recife, Rio de Janeiro ou para outras cidades.

O nome escolhido faz alusão ao inseto que é bastante presente no bairro do Miramar e faz um verdadeiro “zum zum zum” nos ouvidos das pessoas.


A irreverência é marca do bloco Virgens de Tambaú, que já desfilou esta semana no pré-carnaval de João Pessoa. O bloco é um dos mais tradicionais das prévias carnavalescas de João Pessoa. Desde 1987 que o bloco Virgens de Tambaú arrasta uma multidão, que desce a Avenida Epitácio Pessoa, em direção à praia, reunindo grupos de amigos, famílias, jovens, crianças, foliões de todas as idades. Este ano não foi diferente o bloco ocupou a Via Folia, no trecho a partir da bifurcação com a Avenida Ruy Carneiro e o Busto de Tamandaré.

A irreverência do Cafuçu – Na sexta-feira será a vez do Bloco Cafuçu tomar conta das ruas da Capital paraibano. O Cafuçu, um dos mais descontraídos e irreverentes do pré-carnaval de João Pessoa, surgiu de uma brincadeira entre amigos em 1988 durante o carnaval em Itamaracá, Pernambuco. A proposta do nome surgiu porque uma integrante do grupo, a atriz e funcionária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Adalice Costa, se utilizava muito dessa expressão diante de alguém que cometia gafes, se comportava de forma mal educada ou simplesmente porque se vestia ‘fora da moda’.

Historicamente, o bloco sai da Praça Dom Adauto, no centro de João Pessoa, e arrasta um grande número de foliões, que desfilam pelas ruas centrais da cidade acompanhados de orquestras de frevo e vestidos com roupas e fantasias no estilo brega.

O bloco de rua Cafuçu se tornou oficialmente Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba.
O pré-carnaval de João Pessoa conta com 44 blocos para todos os gostos e idades, desfilando por 18 bairros da capital. A expectativa para os 11 dias de festa, segundo os organizadores, é de injetar R$ 100 milhões na economia local.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe