Após polêmica e críticas, a organização da Visão Nacional Para a Consciência Cristã (VINACC) anunciou, nesta quarta-feira (17), o cancelamento da participação do pastor Douglas Wilson, da Christ Church, na 26ª edição do evento. O religioso foi acusado, em publicações nas redes sociais, de fazer apologia à escravidão no Sul dos Estados Unidos.
Em nota oficial, a organização do evento afirma que o cancelamento ocorre “após polêmicas levantadas por interpretações de falas do preletor sobre o tema sensível da escravidão no contexto americano, as quais, por solicitação da VINACC, foram prontamente respondidas em carta aberta ao povo brasileiro”.
A nota, assinada pelo presidente da Consciência Cristã, Euder Faber, repudia “qualquer violação aos direitos humanos, incluindo todas as formas de escravidão”, mas pondera que o cancelamento ocorre para garantir a segurança física do pastor Douglas Wilson, dos demais convidados e das mais de 100 mil pessoas esperadas no evento.
A Consciência Cristã criticou, no documento, a forma como o assunto foi tratado nas redes sociais e disse que o pastor Douglas Wilson compartilhou um texto respondendo as acusações. “Esperamos que o Brasil possa seguir sendo um país aberto à fé e ao respeito a todas as manifestações religiosas, incluindo o cristianismo de tradição reformada, tal como o recebemos das gerações anteriores”, diz trecho da nota.
A Polêmica
A vinda do pastor americano ganhou tanta repercussão que o site Intercpet Brasil fez uma grande reportagem a respeito da participação o religioso na Consciência Cristã, em Campina Grande. O texto revela que Douglas Wilson escreveu dois livros que buscam “tirar o estigma” do sistema escravista do sul dos Estados Unidos. A publicação afirma que o evento cruzaria “uma linha inaceitável – a defesa aberta da naturalização da escravidão”. O pastor é coautor de uma obra denominada “Southern Slavery, As It Was” em que, de acordo com seus críticos, minimiza as consequências da escravidão nos Estados Unidos.
O congresso evangélico Consciência Cristã é um evento organizado pela Visão Nacional para a Consciência Cristã, associação conservadora liderada por diversas igrejas evangélicas. O evento não deve ser confundido com o Encontro da Nova Consciência que é um congresso religioso ecumênico.
A Consciência Cristã acontece do dia 8 a 13 de fevereiro, no Parque do Povo. Entre os temas a serem apresentados por Douglas Wilson estão educação de filhos homens e relacionamento conjugal.
PB Agora