Consciência Cristã cancela palestra de pastor acusado de fazer apologia à escravidão

PUBLICIDADE

Após polêmica e críticas, a organização da Visão Nacional Para a Consciência Cristã (VINACC) anunciou, nesta quarta-feira (17), o cancelamento da participação do pastor Douglas Wilson, da Christ Church, na 26ª edição do evento. O religioso foi acusado, em publicações nas redes sociais, de fazer apologia à escravidão no Sul dos Estados Unidos.

Em nota oficial, a organização do evento afirma que o cancelamento ocorre “após polêmicas levantadas por interpretações de falas do preletor sobre o tema sensível da escravidão no contexto americano, as quais, por solicitação da VINACC, foram prontamente respondidas em carta aberta ao povo brasileiro”.

A nota, assinada pelo presidente da Consciência Cristã, Euder Faber, repudia “qualquer violação aos direitos humanos, incluindo todas as formas de escravidão”, mas pondera que o cancelamento ocorre para garantir a segurança física do pastor Douglas Wilson, dos demais convidados e das mais de 100 mil pessoas esperadas no evento.


A Consciência Cristã criticou, no documento, a forma como o assunto foi tratado nas redes sociais e disse que o pastor Douglas Wilson compartilhou um texto respondendo as acusações. “Esperamos que o Brasil possa seguir sendo um país aberto à fé e ao respeito a todas as manifestações religiosas, incluindo o cristianismo de tradição reformada, tal como o recebemos das gerações anteriores”, diz trecho da nota.

A Polêmica
A vinda do pastor americano ganhou tanta repercussão que o site Intercpet Brasil fez uma grande reportagem a respeito da participação o religioso na Consciência Cristã, em Campina Grande. O texto revela que Douglas Wilson escreveu dois livros que buscam “tirar o estigma” do sistema escravista do sul dos Estados Unidos. A publicação afirma que o evento cruzaria “uma linha inaceitável – a defesa aberta da naturalização da escravidão”. O pastor é coautor de uma obra denominada “Southern Slavery, As It Was” em que, de acordo com seus críticos, minimiza as consequências da escravidão nos Estados Unidos.

O congresso evangélico Consciência Cristã é um evento organizado pela Visão Nacional para a Consciência Cristã, associação conservadora liderada por diversas igrejas evangélicas. O evento não deve ser confundido com o Encontro da Nova Consciência que é um congresso religioso ecumênico.

A Consciência Cristã acontece do dia 8 a 13 de fevereiro, no Parque do Povo. Entre os temas a serem apresentados por Douglas Wilson estão educação de filhos homens e relacionamento conjugal.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024