Categorias: Cultura

Coordenadoria de Comunicação lança 13ª edição do Comunicurtas UEPB

PUBLICIDADE

A Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou oficialmente, em evento realizado no 1º andar do Prédio Administrativo da Instituição, no Câmpus de Bodocongó, a 13ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB.

O lançamento foi feito pelo coordenador geral do festival, jornalista Hipólito Lucena, e contou com a presença do pró-reitor de Extensão, professor José Pereira; do pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade; da pró-reitora Estudantil, professora Núbia Nascimento; além do chefe e da chefe adjunta do Departamento de Jornalismo, professores Orlando Ângelo e Salete Vidal; bem como estudantes de jornalismo e profissionais da Coordenadoria de Comunicação da Universidade.

Ao apresentar as novidades do Comunicurtas 2018, Hipólito disse que, este ano, o festival tende a ser realizado com o mesmo brilho, vigor e grandeza das edições anteriores. Ele enfatizou que o festival acontecerá em tempos difíceis e de crise financeira, tendo como marca registrada a resistência da Instituição. Hipólito ressaltou que o evento será realizado praticamente sem custos para a UEPB, graças às diversas articulações feitas pela CODECOM e que viabilizaram importantes parcerias com instituições públicas e empresas privadas. Entre os parceiros, estão confirmados: Sebrae, Ministério Público do Trabalho, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Creduni, Governo do Estado e Ministério da Cultura.

O chefe de Departamento de Jornalismo da UEPB, profesor Orlando Ângelo, destacou a importância do festival para a divulgação da produção audiovisual, mas, especialmente, por consistir em um espaço de formação dos estudantes de jornalismo que se envolvem no evento. Ele observou que o Comunicurtas nasceu no DECOM, mas cresceu tanto que necessitou que a Universidade o abarcasse. Ele também destacou que o festival acontecerá em tempos de crise, o que mostra a força da Universidade em resistir as adversidades.

A pró-reitora Estudantil, professor Núbia Nascimento, e o pró-reitor de Extensão, José Pereira, também falaram da importância do evento como espaço para o engrandecimento intelectual dos estudantes. A edição 2018 do Comunicurtas UEPB acontecerá entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, no Cine São José e na Central de Integração Acadêmica da UEPB, em Campina Grande. Na edição 2018, o festival conta com as mostras competitivas “Tropeiros da Borborema”, “Brasil”, “Estalo”, “A Ideia é….”, “Tropeiros de Telejornalismo”,“Som da Serra”, “Filmes do mundo” e “Longa Metragem”. Mais uma vez as mostras não competitivas integram o festival. São elas: “Filmes convidados” e “Feliz Idade”.

A grande novidade desta edição é a Mostra Especial Tropiqueers, que exibirá produções cinematográficas independentes ou de coletivos, com temáticas voltadas às questões de gênero, sexualidade, raça, etnia e origem geográfica, alinhando a produção artística com o fazer político. Esta Mostra contará com 10 exibições em sala individual com classificação indicativa a partir de 16 anos (sendo cinco curtas convidados e cinco selecionados pela comissão do festival), debates e rodas de conversa anteriores e posteriores às exibições.

A perspectiva é de que, este ano, mais de 500 filmes sejam inscritos em todas as categorias. No primeiro dia de inscrição, já foram recebidos 25 trabalhos. As produções podem ser inscritas até o dia 17 de outubro, através de preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site http://sites.uepb.edu.br/comunicurtasuepb. Elas passarão por uma seleção e apenas os classificados serão exibidos no festival e concorrerão aos cobiçados troféus. Além das mostras competitivas, o festival mais uma vez contará com a realização de oficinas, debates, mesas redondas e workshops. Uma das oficinas já confirmada será “Cinema Instantâneo” a ser ministrada pelo cineasta Antônio Fargoni.

Nascido no Departamento de Jornalismo da UEPB, o Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB – transpôs as fronteiras da Rainha da Borborema e se tornou itinerante, já tendo percorrido as cidades de Remígio, Umbuzeiro, Queimadas, Taperoá, Patos e Ingá. Durante o lançamento, a jornalista Carolina Santos fez um balanço do trabalho realizado nas cidades e enfatizou que o evento, além de formar plateias, motiva a população local a produzir os próprios filmes e, assim, se veem na tela gigante. Vitrine para os cineastas, produtores, atores e diretores, o Comunicurtas UEPB é um dos mais importantes festivais da região e tem a finalidade de formar plateias e incentivar o gosto da população pela sétima arte.

Assessoria

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero trata da liberação de recursos do Governo Federal para JP na área da Educação

Em mais uma agenda em Brasília para viabilizar investimentos para a cidade de João Pessoa,…

26 de novembro de 2024

Nota Cidadã sorteia carro zero quilômetro para compras com notas fiscais em dezembro

Pelo segundo ano consecutivo, o Nota Cidadã terá um prêmio extra no mês de dezembro:…

26 de novembro de 2024

Justiça condena Facebook após ONG de proteção animal da PB perder conta em rede social

O Facebook foi condenado a pagar R$ 10 mil por danos morais após uma ONG…

26 de novembro de 2024

Divulgada tabela do Campeonato Paraibano 2025; confira sequência de jogos

Nesta terça-feira (26), a Federação Paraibana de Futebol (FPF) realizou o Conselho Técnico para definir…

26 de novembro de 2024

Polícia Federal indicia deputado paraibano Cabo Gilberto, que reage: “Os ditadores não irão nos calar”

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL) foi indiciado pela Polícia Federal e usou…

26 de novembro de 2024

Codevasf anuncia entrega de 15 carros-pipa para enfrentamento da crise hídrica na PB; investimentos somam R$ 8,5 milhões

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) antecipará para…

26 de novembro de 2024