Corredor Turístico apresenta música de câmera e jazz em dois polos nesta quarta, quinta e sexta

PUBLICIDADE

O projeto Corredor Turístico apresenta em sua programação, nesta quarta (24), quinta (25) e sexta-feira (26), música de câmera nos polos da Academia Paraibana de Letras (APL) e Centro Cultural de São Francisco, no Centro Histórico. As apresentações são gratuitas, onde o público imprime apenas um voucher que se encontra disponível no Sympla toda semana. O bilhete de entrada e os respectivos dias estão no link abaixo.

Nestes dias, no polo da APL, sempre às 17h, se apresenta o Quarteto instrumental composto por integrantes da Big Band Rubacão Jazz, em formato “Combo” – termo que nos remete a uma combinação básica de instrumentos para a execução de temas de jazz: bateria, contrabaixo, piano ou algum outro instrumento harmônico. A banda será composta por Erick Almeida (saxofone), Joelson Montes (guitarra), Rômulo Dantas (baixo) e Alan Silva (bateria). No repertório muita música brasileira, nordestina e jazz contemporâneo.

Na quinta-feira (25), no mesmo polo APL, às 17h, a Big Band Rubacão Jazz se apresenta com sua formação clássica, incluindo os naipes de saxofones, trombones e trompetes, além de contar com instrumentos de apoio como bateria, percussão, guitarra, piano, sanfona e baixo.

Com dez anos de atuação, a Rubacão Jazz se destaca no cenário cultural de João Pessoa por ser um grupo que não se dedica apenas à performance instrumental, mas também com a pesquisa histórica do repertório brasileiro por meio do resgate de clássicos da nossa música. O repertório vai do Frevo ao Jazz, passando pelos clássicos vindos do estrangeiro e músicas de compositores e arranjadores locais.

Já na sexta-feira (26), o Quarteto da Rubacão Jazz se apresenta com a seguinte composição: Erick Almeida (saxofone), Joelson Montes (guitarra), Hermano de Paula (baixo) e Caio Bertazzoli (bateria). No repertório teremos MPB, Bossa Nova, música nordestina e Pop.

No Polo Centro Cultural de São Francisco, na quarta-feira (24), se apresenta o Duo & Santa Cecília Ensamble; na quinta-feira (25), o Quarteto Auros; e sexta-feira (26), é a vez do Quinteto Geraldo Rocha. Em todos os dias, a soprano Izadora França e a harpista Karen Adrielle abrem as apresentações com a Ave Maria de Johann Sebastian Bach (1685-1750) /
Charles-François Gounod (1818-1893).

Nesta semana, o Quinteto Geraldo Rocha trará no repertório as músicas: Waltz No. 2 – Dmitri Shostakovich, com arranjo de Gilvandro Neto; Verano Porteno, de Astor Piazzolla, com arranjos do maestro Carlos Anísio; Pedacinho do Céu, de autoria de Waldir Azevedo, com arranjos de Duda e André de Sapato Novo (André Filho); Carinhoso, Pixinguinha, arranjado por Alex Klein; e uma seleção caprichada do Rei do Baião Luiz Gonzaga. O Quarteto Auros apresenta um repertório com músicas de Alain Lefebure (Au temps des Menestrels), Villa Lobos (Bachianas, n. 4) e W. A. Mozart (Lacrimosa K. 626), com arranjos de Gonzo Bass.

Izadora França – Natural de João Pessoa, iniciou seus estudos musicais com a mãe, Fátima França. Aos cinco anos, já integrava o Coral Infantil da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a regência de João Gadelha, atuando como coralista e solista. Completou sua formação musical na UFPB, estudando teoria e violino com Yerko Tabilo, e graduou-se em Bacharelado de Música com habilitação em violino. Participou de várias orquestras e integrou o Coro de Câmara Villa-Lobos de 2002 a 2007.

Como cantora, gravou diversos CDs e foi membro da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa de 2005-2013. Estudou canto com vários professores e participou de master classes renomadas. Foi fundadora do Quarteto de Cordas e Voz – Quarta Justa, atuando como primeiro violino e cantora. Participou do Festival Internacional de Música de Campos do Jordão em 2010 e teve atuações destacadas como soprano solista. Entre 2008 e 2013, foi professora de violino e, em 2013, ingressou no Madrigal da Universidade Federal da Bahia. Realizou várias apresentações solistas em Salvador, retornando a João Pessoa em 2020 para se dedicar ao Coral Gazzi de Sá e ao projeto de extensão da UFPB. Recentemente, participou do Festival de Ópera de Pernambuco, em 2022 e 2023, interpretando papéis principais em óperas renomadas.

Karen Adrielle – Iniciou os estudos em música na escola do professor Elvis Chaves, onde concluiu o Curso de Teclado Arranjador em 2014. Atualmente, é graduanda da Licenciatura em Música pela UFPB, com habilitação em teclado. Estuda Harpa sob a orientação da professora Mônica Cury e é soprano e corista do Coral Universitário Unipê. Atuou como membro do Laboratório de Ética Sonora e do Projeto Interouvir da UFPB. É integrante da Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB.

Santa Cecília Ensamble – Composto por quatro violinistas estudantes do curso de Bacharelado em Música da UFPB, sob orientação da professora -doutora Sandra Aquino. Tem como objetivo possibilitar experiências camerísticas durante o período de formação acadêmica e apresentar ao público um rico repertório composto ou arranjado para quatro violinos, presente em vários períodos da história da música.

Integrado por Emanuele Lopes, Júlia Fernandes, Beatriz Vilar e Tácila Ramos, o grupo também conta com a participação do violoncelista Rômulo Freire Pessoa para a performance do concerto para quatro violinos de Antônio Vivaldi.

Duo Fernandes-Freire – É composto pela violinista Júlia Fernandes e pelo violoncelista Rômulo Freire Pessoa. Ambos participaram como bolsistas do Festival de Música Watari, em Campinas (SP), apresentando um vasto repertório de música de câmara com outros bolsistas e com professores renomados, como Cristian Budu, Jovana Trifunovic, Iberê Carvalho e André Micheletti. Além disso, são integrantes do Quinteto Cariri, grupo que atua interpretando e difundindo especialmente o repertório nordestino na música de concerto.

Quinteto Geraldo Rocha – Surgiu inicialmente pela necessidade dos integrantes de vivenciar outras formações características da música de câmara para além das orquestras e bandas sinfônicas. Atualmente, em sua formação, o quinteto é constituído por estudantes e graduados nos cursos de Bacharelado em Música da UFPB.

O QGR vem desenvolvendo uma permanente pesquisa dentro do repertório camerístico, compilando, editando e interpretando principais obras para quinteto de sopros, além de explorar obras folclóricas, populares e originais contemporâneas. O grupo também busca conectar a música com uma proposta pedagógica, visando trazer contribuições valiosas para educação de jovens e comunidades, pensando na música de câmara dentro das escolas como um meio de democratização no acesso à arte e a cultura.

Projeto Corredor Turístico – Visa a promoção de um ambiente cultural criativo e pautado no reconhecimento da forte presença da atividade musical na cidade. Esse efervescente cenário da música popular e erudita busca conferir o “tom local” na construção de uma imagem renovada do Centro Histórico de João Pessoa. Na primeira fase, são quatro meses de apresentações, de janeiro a abril, em dois diferentes locais, todas as quartas, quintas e sextas-feiras.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024