As crocheteiras do Lajedo do Marinho, pertencente distrito do Marinho, na cidade de Boqueirão, no Cariri paraibano, estão se preparando para participar da 11ª edição da Feira de Turismo Rural – RuralTur, que será realizada entre os dias 26 a 28 de agosto em Natal (RN).
Na oportunidade, as crocheteiras vão apresentar um catálogo produzido por uma delas, Maria das Dores, que fez uma série de fotos da filha/modelo para mostrar os modelos e as cores das blusas de crochê produzidas.
O cenário escolhido não poderia ter sido outro, o Lajedo do Marinho. Ainda durante a RuralTur, no dia 27, Carmen Lúcia e Nadilson Valentim vão ministrar uma palestra sobre Turismo Rural Criativo no Distrito do Marinho.
As crocheteiras estão recebendo consultoria de Mirian Rocha, contratada pelo Sebrae da Paraíba e que encontrou uma excelente oportunidade de criar essa atividade em turismo de vivência e que tem evoluído a cada dia.
As artesãs produzem peças com linha de algodão e fazem dessas linhas algumas pequenas obras de arte, como mantas, tapetes, almofadas, bolsas e até guardanapos, tudo com muitas cores. As peças custam entre R$ 10 a R$ 2,5 mil – uma colcha que precisou de 15 mulheres para confeccionar durante 20 dias.
Os produtos são vendidos na praça do distrito nos finais de semana, ou quando turistas visitam o Lajedo do Marinho, mas também já puderam ser comercializadas no Salão do Artesanato da Paraíba em João Pessoa e Campina Grande.
Turismo em Foco