Categorias: Cultura

Cultura Potiguara é exibida no Casarão 34, na segunda

PUBLICIDADE

A cultura indígena potiguara estará à disposição do público em forma de fotografia, artesanato e artefatos decorativos, por ocasião da exposição ‘Aborígine’. A mostra será aberta no Casarão 34 nesta segunda-feira (20) e permanecerá até sexta-feira (24), em comemoração à Semana do Índio. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Como ressalta a coordenadora do Casarão 34 e também idealizadora do projeto, Lu Maia, a iniciativa é uma forma de incentivar outros trabalhos que resgatem a cultura aborígine. “Minha idéia é levar à tona esse assunto da natureza indígena, estimulando a realização de projetos que elevem a cultura deles”, comenta.

Ao todo, a exposição engloba 20 fotografias relacionadas aos costumes e ao dia-a-dia dos índios potiguara. As lentes captaram, por exemplo, a inauguração recente do novo espaço utilizado pelos índios para concentração dos rituais religiosos, além da dança do Toré e do uso do urucum como tinta para o corpo. Os registros estão assinados tanto pela pesquisadora e bibliotecária Lu Maia, como pelo jornalista e videasta Alexandre Macedo.

Também integram a mostra peças do artesanato potiguara, com um olhar especial para as unidades decorativas. Há ainda na exposição objetos considerados símbolos da cultura aborígine, a exemplo das lanças utilizadas pelos índios.

Palestras para estudantes – Durante os dias de exposição, o especialista em cultura indígena e presidente da Sociedade Naturista de Tambaba, José Wagner de Oliveira, ministrará palestras sobre o tema. As explanações serão voltadas aos alunos da rede pública municipal de ensino e acontecerão pela manhã e à tarde. Várias escolas já agendaram visita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-9708. O Casarão 34 funciona na Praça Dom Adauto, 34, Av. Visconde de Pelotas, no Centro de João Pessoa.

Reserva indígena – No município paraibano de Baia da Traição, está localizada a maior parte das aldeias indígenas do Estado. Elas integram a Terra Indígena Potiguara. A região reservada aos aborígines está sob a jurisdição da Fundação Nacional do Índio (Funai), que é um órgão federal. Estima-se que na localidade existam cerca de 5 mil nativos.

SECOM

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hervázio detona acenos da oposição a Adriano e questiona “intenções” do grupo: “Querem apagar fogo com gasolina”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) manifestou desconfiança em relação aos recentes gestos de solidariedade…

17 de janeiro de 2025

Assessor de Lula enaltece possibilidade de Aguinaldo Ribeiro assumir liderança do governo na Câmara: “Grande aquisição”

O assessor especial de Relações Institucionais do Governo Federal, Mozart Sales, destacou nesta sexta-feira (17)…

17 de janeiro de 2025

Após intervenção de aliados, mal-estar entre João e Galdino estaria “resolvido”, segundo deputado da base

De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Luís Torres, da Rádio Arapuan, o deputado estadual…

17 de janeiro de 2025

Hervázio diz que tensão entre João e Adriano preocupa a base e prega resolução rápida do conflito

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) expressou preocupação com o clima de tensão entre o…

17 de janeiro de 2025

Sisu 2025: UFPB publica edital de cadastramento dos aprovados na Chamada Regular

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRG/UFPB) publicou o edital de cadastramento obrigatório para…

17 de janeiro de 2025

Paraíba registra redução nos casos de Covid-19 na primeira quinzena de janeiro

Na primeira quinzena de janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou uma redução…

17 de janeiro de 2025