Termina neste sábado (15) o prazo de inscrição para o Curso de Figurino para Cinema oferecido pelo Centro de Audiovisual Norte Nordeste (Canne). A iniciativa é gratuita e conta com parceria da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa. A oferta é de 25 vagas que serão preenchidas por meio de seleção de currículo. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site www.fundaj.gov.br/canne e enviá-la para [email protected].
A ministrante será Rosângela Nascimento e as aulas acontecem no período de 24 a 28 de novembro, no auditório 5 (rampa 1) do Espaço Cultural José Lins do Rego, no horário das 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30. O Curso de Figurino terá 40 horas-aula e tem como objetivo estimular o participante a entender o que é o figurino e o papel do figurinista dentro do processo fílmico de um longa-metragem passando por todas as etapas, pesquisa, composição e elaboração do figurino. As aulas também tratarão sobre a relação com a caracterização, a arte, a fotografia, o som e todos os segmentos dentro de uma produção cinematográfica.
Na ficha de inscrição, constam os campos Carta de Intenção e Currículo que deverão obrigatoriamente ser preenchidos na própria ficha. A inscrição só será validada após o recebimento da ficha de inscrição devidamente preenchida.
O processo seletivo acontecerá em uma única etapa, composta de análise da Carta de Intenção e Currículo. Esse processo obedecerá aos prazos do cronograma do edital. A Comissão de Seleção será constituída por três integrantes com reconhecida atuação no segmento audiovisual.
Parceria – Não é a primeira vez que a Funesc e o Canne fecham parceria para realização de um curso de formação na Paraíba. Dentre as atividades realizadas pelo Centro de Audovisual no Estado, a Funesc recebeu o curso de roteiro com Hilton Lacerda e o de direção de atores, ambos em 2012, além do Curso Avançado de Cinematografia Eletrônica Digital em 2011, com Carlos Ebert.
Ministrante – Rosângela Nascimento (Rô Nascimento) é bacharel em Cinema de Animação pela Escola de Belas Artes da UFMG e tem especialização em estilismo e modelagem do vestuário. No cinema, ela assina figurinos de filmes como “Redemoinho” (de José Luiz Villamarim, 2014), “Doidas e Santas” (de Paulo Thiago, 2014), – “Elvis e Madona” (de Marcelo Lafitte, prêmio melhor roteiro Festival do Rio 2010), “Como Esquecer”, (de Malú de Martino, prêmio melhor figurino no 1º Festival nacional de cinema de Petrópolis).
Secom-PB