Curta Ópera e Rubacão Jazz são atrações do projeto Viva o Centro com Música

PUBLICIDADE

O projeto Viva o Centro com Música apresenta, nesta quarta-feira (16), o grupo Curta Ópera, às 17h30, e o combo instrumental da Big Band Rubacão Jazz, às 18h15, no Centro Cultural de São Francisco (CCSF), no Centro Histórico. A entrada é aberta para todos os públicos e o estacionamento é gratuito, com acesso por trás da igreja, no bairro do Roger.

O Curta Ópera é composto pela soprano Izadora França, o tenor Leonardo Domingos, o sopranista Kleiton D’Araújo e o barítono Eduardo Cunha Lima. Nas apresentações, eles são acompanhados pelos pianistas Vinícius Sales e Hamurabi Ferreira. No repertório apresentam operas curtas e árias de compositores europeus e de domínio público.

As apresentações encerram com a performance de ‘Ave Maria’, com a soprano Izadora França, sob a coordenação do professor e maestro Carlos Anísio. Izadora França canta a Ave Maria, de autoria de Franz Schubert, composta em 1885 como parte de uma de suas obras, mas que se tornou uma oração hoje propagada por várias religiões e espiritualidades.

O grupo paraibano Curta Ópera surgiu dentro do projeto Viva o Centro, com o objetivo de divulgar a arte do canto lírico apresentando reduções encenadas das óperas mundialmente conhecidas.

Na sequência, se apresenta o combo instrumental Rubacão Jazz, composto por integrantes da Big Band Rubacão Jazz em formato ‘combo’. Do inglês, combo é um termo que nos remete a uma combinação básica de instrumentos para a execução de temas de jazz: bateria, contrabaixo e piano ou algum outro instrumento harmônico. A partir desta sólida formação em trio, outros instrumentos podem integrar o combo a fim de executar tanto melodias clássicas quanto regionais, fazendo uso de improvisos e variações, características típicas da linguagem do jazz. Na formação desta quarta-feira se apresentam Rodrigo Alves (sanfona), Diego Rafael (guitarra), Hermano de Paula (baixo), Fábio Lima (bateria) e Daniel Araújo (percussão). No repertório teremos muita música brasileira e jazz contemporâneo.

Devido à programação anteriormente agendada pelo Centro Cultural São Francisco, nesta quinta (17) e sexta-feira (18) não haverá apresentação do projeto Viva o Centro com Música. As atividades retornam normalmente na próxima semana, dias 23, 24 e 25.

Sobre o projeto – O Viva o Centro com Música é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, em parceria com o Governo da Paraíba. Em sua segunda edição, que teve início em agosto e vai até janeiro de 2025, o projeto busca revitalizar o Centro Histórico através da cultura, especialmente a música.

O Música no Centro também abre espaço para inovação tecnológica. Por meio de uma pesquisa pioneira, o projeto explora o uso de software livre e hardwares acessíveis para gravação e sonorização de eventos e estúdios caseiros. O objetivo é criar um protocolo para sonorização, gravação e transmissão ao vivo utilizando o sistema Linux, mais especificamente o Jack Áudio Connection Kit, tornando o empreendedorismo musical mais acessível.

SERVIÇO:
Projeto Viva o Centro com Música

Quarta-feira (16)
Hora: a partir das 17h30
Atrações: Curta Ópera PB e Combo instrumental Rubacão Jazz.
Local: Centro Cultural de São Francisco – Centro Histórico
*Entrada gratuita para todos os públicos.
*Estacionamento gratuito (acesso por trás da igreja, no bairro do Roger)
Obs: Nesta quinta (17) e sexta-feira (18) não haverá apresentação do projeto. As atividades retornam dias 23, 24 e 25.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veículo Peugeot 207 pega fogo na BR-101 próximo ao Viaduto de Oitizeiro; trânsito já foi normalizado

Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…

22 de novembro de 2024

Indiciamento de Bolsonaro e mais 36 pode começar a ser analisado pela PGR na próxima semana

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…

22 de novembro de 2024

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…

22 de novembro de 2024

Governo Federal reconhece emergência em quatro cidades da Paraíba

Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Estas foram as quatro cidades paraibanas consideradas em situação…

22 de novembro de 2024

Família de vítima vai oferecer recompensa para localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Uma das famílias das vítimas do pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado de abusar sexualmente…

22 de novembro de 2024

João prestigia inauguração de usina em Pedras de Fogo e destaca atração de investimentos da PB

O governador João Azevêdo participou, na manhã desta sexta-feira (22), da inauguração da Usina Giasa,…

22 de novembro de 2024