O projeto Viva o Centro com Música apresenta, nesta quarta-feira (16), o grupo Curta Ópera, às 17h30, e o combo instrumental da Big Band Rubacão Jazz, às 18h15, no Centro Cultural de São Francisco (CCSF), no Centro Histórico. A entrada é aberta para todos os públicos e o estacionamento é gratuito, com acesso por trás da igreja, no bairro do Roger.
O Curta Ópera é composto pela soprano Izadora França, o tenor Leonardo Domingos, o sopranista Kleiton D’Araújo e o barítono Eduardo Cunha Lima. Nas apresentações, eles são acompanhados pelos pianistas Vinícius Sales e Hamurabi Ferreira. No repertório apresentam operas curtas e árias de compositores europeus e de domínio público.
As apresentações encerram com a performance de ‘Ave Maria’, com a soprano Izadora França, sob a coordenação do professor e maestro Carlos Anísio. Izadora França canta a Ave Maria, de autoria de Franz Schubert, composta em 1885 como parte de uma de suas obras, mas que se tornou uma oração hoje propagada por várias religiões e espiritualidades.
O grupo paraibano Curta Ópera surgiu dentro do projeto Viva o Centro, com o objetivo de divulgar a arte do canto lírico apresentando reduções encenadas das óperas mundialmente conhecidas.
Na sequência, se apresenta o combo instrumental Rubacão Jazz, composto por integrantes da Big Band Rubacão Jazz em formato ‘combo’. Do inglês, combo é um termo que nos remete a uma combinação básica de instrumentos para a execução de temas de jazz: bateria, contrabaixo e piano ou algum outro instrumento harmônico. A partir desta sólida formação em trio, outros instrumentos podem integrar o combo a fim de executar tanto melodias clássicas quanto regionais, fazendo uso de improvisos e variações, características típicas da linguagem do jazz. Na formação desta quarta-feira se apresentam Rodrigo Alves (sanfona), Diego Rafael (guitarra), Hermano de Paula (baixo), Fábio Lima (bateria) e Daniel Araújo (percussão). No repertório teremos muita música brasileira e jazz contemporâneo.
Devido à programação anteriormente agendada pelo Centro Cultural São Francisco, nesta quinta (17) e sexta-feira (18) não haverá apresentação do projeto Viva o Centro com Música. As atividades retornam normalmente na próxima semana, dias 23, 24 e 25.
Sobre o projeto – O Viva o Centro com Música é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, em parceria com o Governo da Paraíba. Em sua segunda edição, que teve início em agosto e vai até janeiro de 2025, o projeto busca revitalizar o Centro Histórico através da cultura, especialmente a música.
O Música no Centro também abre espaço para inovação tecnológica. Por meio de uma pesquisa pioneira, o projeto explora o uso de software livre e hardwares acessíveis para gravação e sonorização de eventos e estúdios caseiros. O objetivo é criar um protocolo para sonorização, gravação e transmissão ao vivo utilizando o sistema Linux, mais especificamente o Jack Áudio Connection Kit, tornando o empreendedorismo musical mais acessível.
SERVIÇO:
Projeto Viva o Centro com Música
Quarta-feira (16)
Hora: a partir das 17h30
Atrações: Curta Ópera PB e Combo instrumental Rubacão Jazz.
Local: Centro Cultural de São Francisco – Centro Histórico
*Entrada gratuita para todos os públicos.
*Estacionamento gratuito (acesso por trás da igreja, no bairro do Roger)
Obs: Nesta quinta (17) e sexta-feira (18) não haverá apresentação do projeto. As atividades retornam dias 23, 24 e 25.
PB Agora
Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Estas foram as quatro cidades paraibanas consideradas em situação…
Uma das famílias das vítimas do pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado de abusar sexualmente…
O governador João Azevêdo participou, na manhã desta sexta-feira (22), da inauguração da Usina Giasa,…