Categorias: Cultura

Curtas paraibanos são lançados nesta quarta

PUBLICIDADE

Três curtas metragens produzidos na Paraíba por ex-alunos do Projeto ViAção Paraíba serão lançados nesta quarta-feira (27), às 20h, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, pela UFPB/PRAC-COEX e Cineclube Tintin. São os filmes ‘Olhar Particular’, de Paulo Roberto; ‘Travessia’, de Kennel Rógis, e ‘Metafísica’, de Eduardo Gomes, que abordam situações vivenciadas no interior do Estado.

 

Paulo, Kennel e Eduardo, que participaram do ViAção Paraíba em Nazarezinho, Coremas e Dona Inês, respectivamente, decidiram investir na vontade de fazer cinema, desenvolveram projetos de audiovisual e, juntos, criaram a cooperativa Botija de Filmes.

 

‘Olhar Particular’ constrói um poema lírico e descobre a frágil beleza que há no trajeto de partida e chegada no sertão paraibano. O curta metragem mostra três jovens seguindo até um açude por um caminho construído através de recortes das muitas paisagens que montam a região. “Ao mesmo tempo, ‘Olhar particular’ é um refúgio da vida caótica, barulhenta e perturbada da cidade. É um pedido de volta para as raízes, onde tudo é orgânico”, explicou Paulo Roberto, que assina a direção e o roteiro.

“Poder lançar meu filme no Tintin Cineclube pelo Assacine é uma vontade que eu tinha há muito tempo. Quando vinha para João Pessoa e tinha a oportunidade de ir às sessões do Tintin, admirava os trabalhos e pessoas envolvidas nas sessões e, agora, estar lançando o meu filme juntamente com os meus amigos é sensacional”, disse.

 

A produção executiva de ‘Olhar Particular’ é de Danilo Valencio e a direção de fotografia de João Carlos Beltrão. Completam a ficha técnica, Neto Cardoso (assistente de produção), Guga S. Rocha (som) e Ely Marques (edição). O curta tem ainda a participação de Leonardo Bacana, Arnildo de Arno e Luciano de Lica.

 

O cotidiano dos sertanejos que têm um “mar” na porta de casa, no caso o açude de Coremas, é abordado no filme “Travessia”, com Josefa Félix, Jackeline Batista, Zé Nilton, Josefa Soares e Neli Pires. O curta tem direção e roteiro de Kennel Rógis, também responsável pela produção executiva ao lado de Dávila Andrade. A direção de fotografia é de João Carlos Beltrão, som direto de Gian Orsini e edição de Ely Marques.

 

‘Travessia’ foi exibido pela primeira vez durante o I Curta Coremas, festival de cinema e arte realizado na cidade de Coremas, no sertão do Estado, entre 8 e 10 deste mês, que teve coordenação geral de Kennel Rógis. “Este curta metragem apresenta-se também como elemento de conscientização sobre a importância de se preservar nosso lugar. O açude é a alma de Coremas, tudo gira em torno do Estevam Marinho”, contou o cineasta.

 

Numa rotina diária, uma senhora de cidade do interior prepara o almoço com esmero e se arruma. Esta é a sinopse do curta “Metafísica”, que tem direção e roteiro de Eduardo Gomes e participação de Dona Til da Silva. A produção executiva é de Dudé Rodrigues, a direção de fotografia de Bruno Sales, som direto de José Carlos, edição de Ely Marques e música original de Carlos Anísio.

 

“É grande a minha expectativa para o lançamento do ‘Metafísica’. Estou realizando um antigo sonho de concluir um curta. Ver o material em tela, sabendo todos os esforços que foram necessários para que ele se concretizasse, isto não tem preço”, disse o jovem cineasta Eduardo Gomes, que destacou a importância do projeto ViAção Paraíba para a realização desse sonho. “O ViaçãoParaiba, com Torquato Joel a frente, foi o grande alicerce que possibilitou este feito, eu já gostava de cinema, mas no Viação aprendi muito sobre como fazer cinema”.

ViAção Paraíba – O coordenador Geral do ViAção Paraíba, Torquato Joel, explica que o Projeto é executado pela Coordenação de Extensão Cultural da Universidade Federal da Paraíba com o objetivo de estimular uma visão crítica da linguagem audiovisual e de despertar o surgimento de realizadores no interior do Estado. Nos últimos cinco anos, o ViAção percorreu todas as micro-regiões da Paraíba, levando oficinas de cinema e exibições de curtas metragens nordestinos a três cidades do interior a cada ano.

 

A 7ª edição será realizada nos municípios de Umbuzeiro, no período de 10 a 12 de maio; Picuí, 07 a 09 de junho; e Conceição, de 05 a 07 de julho. Alunos das cidades onde o projeto atuou no ano passado serão monitores.

 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem é assassinado a tiros em via pública de Catolé do Rocha, no Sertão

Um homicídio foi registrado nesse domingo (22) no bairro da Várzea, em Catolé do Rocha,…

23 de dezembro de 2024

Paraíba tem inscrições abertas para interessados em lançar rádios comunitárias

O Ministério das Comunicações prorrogou até o dia 14 de março de 2025 o prazo…

23 de dezembro de 2024

Polícia Civil cumpre mandados e prende suspeitos de homicídio na PB

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta segunda-feira (23), a Operação "24 Horas" no município…

23 de dezembro de 2024

2º homicídio em poucas horas: homem é morto no bairro do Sesi, em Bayeux

A violência marcou a manhã desta segunda-feira (23) em Bayeux, na Região Metropolitana de João…

23 de dezembro de 2024

Veículo é retirado de cratera na Av. Diógenes Chianca, mas trânsito segue intenso na região

O veículo que caiu em uma cratera na Av. Diógenes Chianca, no bairro de Água…

23 de dezembro de 2024

Prefeita de Conde responde com exonerações à reconfiguração política anunciada por vereadores da base para a Mesa da Câmara

A prefeita de Conde, Karla Pimentel, reagiu à recente reconfiguração política que resultou na escolha…

23 de dezembro de 2024