O compositor paraibano Antônio Barros, falecido neste domingo (5) aos 95 anos, deixou um legado musical que atravessou gerações e eternizou canções que marcaram a música popular brasileira. Ao lado de sua companheira de vida e de arte, Cecéu, Barros foi responsável por compor centenas de músicas que foram interpretadas por grandes nomes da música, como Ney Matogrosso, Marinês, Elba Ramalho e Trio Nordestino.
Uma das músicas mais icônicas de Antônio Barros é “Homem com H”, que se tornou um hino na voz de Ney Matogrosso e é considerada um símbolo da carreira do artista. A canção, que ficou marcada na Música Popular Brasileira (MPB), também teve a irreverente “Por debaixo dos panos”, que também foi interpretada por Ney.
Outra composição de destaque de Barros é “Procurando Tu”, que fez grande sucesso na voz do Trio Nordestino, além de “Bate Coração”, que ganhou popularidade na interpretação de Elba Ramalho. Composição alegre e cheia de energia, “É proibido cochilar”, gravada por Os Três do Nordeste, se tornou um dos maiores clássicos dos festejos juninos e ainda segue sendo uma das músicas mais tocadas no Nordeste, sendo apontada como a mais executada em shows em João Pessoa nos últimos anos.
Antes de serem conhecidos como Antônio Barros e Cecéu, a dupla de compositores também era conhecida pelo nome artístico de Tony e Mary. Com sua vasta produção e riqueza musical, Antônio Barros fez história na música nordestina e seu legado continuará sendo celebrado a cada nova execução de suas canções.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), afirmou nesta terça-feira (22) que a escolha…
O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas-PB) comemorou os resultados de um estudo realizado pela Universidade…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que irá a Roma para acompanhar o…
O ex-ministro da Saúde e pré-candidato ao Governo da Paraíba pelo PL, Marcelo Queiroga, afirmou…
As agendas políticas do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), pelo interior do estado…
Em entrevista nesse final de semana, o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), comemorou…