O clima de Natal já toma conta da Capital com as luzes coloridas embelezando as ruas e praças. Muitas casas também já estão enfeitadas e iluminadas aguardando as festividades de fim de ano. Mas a população deve prestar atenção ao montar a decoração para evitar acidentes envolvendo choques elétricos, curto-circuito e até queimaduras graves.
Caso ocorra qualquer imprevisto elétrico, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve ser acionado através do número 192. Dependendo dos casos, o Corpo de Bombeiros também precisa ser acionado ligando para o número 193. Além disso, o disjuntor geral da casa precisa ser desligado.
Os acidentes com luzes de Natal são comuns uma vez que esses itens tendem a ficar guardados durante todo o ano o que pode causar danos por falta de uso. Alguns produtos também não possuem a certificação de qualidade e segurança emitida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que aumenta o risco de curtos-circuitos e/ou choques.
“A orientação do Samu é para ter cuidado na hora de montar, porque muitas vezes esses itens, principalmente pisca-pisca, ficam guardados de um ano para outro e são reutilizados diversas vezes e não se percebe que ali tem um fio desencapado ou uma luzinha em curto que desencadeará uma situação maior. Para quem tem criança também precisa redobrar os cuidados, uma vez que criança é curiosa e gosta de mexer e até colocar na boca, o que aumenta o perigo. Além disso, orientamos que na hora da montagem, desligue a rede elétrica da casa ou do local que estiver o para evitar que aconteça uma descarga de energia”, explica a coordenadora geral do Samu Regional João Pessoa, Lídia Holanda.
Em dezembro de 2023, o Samu JP recebeu cinco chamados para socorrer vítimas de choque elétrico causados por luzes decorativas do período natalino. Para a coordenadora geral do Serviço, apesar do número não ser assustador para a população, ela reforça a necessidade do alerta e de medidas de prevenção.
“É preciso que as pessoas entendam os riscos e tenham cuidados redobrados, pois esses casos acontecem sim e podem ser mais graves do que as pessoas imaginam. Recebemos cinco chamados em dezembro, mas isso não significa que tenham acontecido apenas cinco casos de choque com luzes de Natal, o número pode ser muito maior uma vez que nem sempre somos acionados”, conclui Lídia Holanda.
Confira algumas orientações para evitar choques elétricos com luzes de Natal:
Secom-JP
Um novo ciclo que se inicia e uma nova era na política de inclusão e…
A juíza Ivanoska Maria Esperia da Silva, da 4ª Vara de Fazenda Pública da Capital,…
Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Civil da Paraíba deflagrou a operação “Jogo Sujo”…
O vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim, voltou a se colocar à disposição do prefeito…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por um novo procedimento para bloquear…
A Universidade Federal da Paraíba vai receber, através de emendas parlamentares da bancada paraibana no…