A Paraíba o tempo todo  |

Diocese de Campina celebra e festeja 75 anos de fundação nesta terça-feira

O ápice do ano jubilar. A Diocese de Campina Grande comemora nesta terça-feira, 14 de maio, 75 anos de fundação. Uma extensa e movimentada programação está sendo desenvolvida para festejar a importante data.

 

O ponto alto da programação neste dia será a celebração de Santa Missa, às 19h30, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, presidida pelo bispo Dom Dulcênio e com a participação de todo o clero, integrantes dos movimentos e serviços da Diocese de Campina que reúne 71 paróquias, presentes em mais de 60 municípios.

 

Oito bispos estiveram à frente da Diocese de Campina Grande sendo eles,  Dom Anselmo Pietrulla, Dom Otávio Barbosa, Dom Manuel Pereira, Dom Luiz Gonzaga, Dom Matias, Dom Jaime Vieira, Dom Delson Pedreira e o atual Dom Dulcênio de Fontes Matos.

Durante o período do ano do Jubileu de Diamante foram realizadas celebrações eucarísticas votivas e a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Conceição, além de eventos culturais, competições esportivas, simpósio e congresso. Nesse tempo foi lançada uma trilogia que conta a história da Igreja Católica em Campina Grande.

As comemorações do Jubileu de 75 anos da Diocese de Campina Grande prosseguem ao longo da semana com diversas atividades, incluindo shows, apresentações culturais, ações sociais e momentos de reflexão.

Uma grande celebração está marcada para o próximo sábado nas margens do Açude Velho em frente ao São Vicente de Paulo.  A programação começa às 14h com shows com artistas religiosos e será encerrada com a Celebração Eucarística às 14h.

A Diocese de Campina Grande foi criada a 14/05/1949, através de um documento Papal chamado Bula, com o título “Supremum Universi” do Papa Pio XII, desmembrada da Arquidiocese da Paraíba, pertencendo ao Regional Nordeste 2 da CNBB.

A Diocese de Campina Grande está entre as cinco Dioceses da Província Eclesiástica da Paraíba: A Arquidiocese da Paraíba com sede em João Pessoa – criada em 1892; a Diocese de Cajazeiras, criada em 1914; a Diocese de Patos, criada em 1959 e a Diocese de Guarabira criada em 1980.

No dia em que Campina Grande comemorou os 153 anos de emancipação política, em 11 de outubro de 2017, Dom Dulcênio Fontes de Matos foi anunciado oficialmente, como o novo bispo da diocese, se tornando assim o 8º bispo de Campina Grande.

 

Severino Lopes

PB Agora

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe