Fé e oração. Em clima de penitência propícia para o chamado “Tempo da Quarema” para os católicos, a Diocese de Campina Grande promove neste domingo (2), a 19ª Caminhada Penitencial.
Realizada pela Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, localizada na Avenida Floriano Peixoto, a caminhada deve atrair um público estimado em 15 mil pessoas.
De acordo com os organizadores, o ato, cujo início está previsto para as 5h30 da manhã com uma missa na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, faz parte das celebrações do período da Quaresma. A missa será presidida pelo pároco da Catedral, Padre. Luciano Guedes.
Após a santa missa, por volta de 6h15, terá início a caminhada, com os fiéis saindo da Catedral até o Convento Ipuarana, em Lagoa Seca. Durante a caminhada, , haverá a reza da via sacra, que terá como tema não só a Quaresma, mas a Campanha da Fraternidade: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, tendo como lema “Cultivar e guardar a Criação”. Os organizadores esperam uma participação maciça de fiéis, já que as paróquias da diocese e todo o povo de Deus são convidados.
A caminhada constitui-se num ato público de fé, testemunho vivo da vitalidade da Igreja de Cristo que brota do seu lado aberto pela lança na cruz, da água e do sangue que purificam e dão vida nova a todos os que creem. Ato de fé que reúne e congrega toda a comunidade católica em torno do sentido mais profundo e espiritual da quaresma: conversão, oração e penitência em preparação para a Páscoa do Senhor Jesus.
“A Caminhada Penitencial a cada ano, tornou-se para o povo católico de Campina Grande uma expressão bonita de preparação para a Páscoa. Nos passos de Jesus Cristo, celebremos os desafios e as esperanças próprias de quem compreende a vida como um caminho até chegar o céu”, disse Pe. Luciano.
Na organização e segurança da caminhada, a Diocese contará com o apoio dos Soldados do Exército Brasileiro para organizar os caminheiros, com a ajuda de uma corda que limitará o povo em apenas uma das faixas da rodovia; além de Agentes da CPTRAN, da ROTAM, da STTP e também o apoio da Polícia Rodoviária Federal – PRF, com suas viaturas, motos e cones sinalizadores, no intuito de garantir que o acesso dos automóveis que circulam de Campina Grande ao Brejo e do Brejo à Campina Grande não seja interrompido.
De acordo com a comissão organizadora, este ano não teremos a distribuição de água. Assim pedimos a cada um que leve sua garrafinha.
O administrador diocesano de Campina Grande, Dom Manoel Delson, acompanhará toda a caminhada, encerrando o evento com a concessão da bênção aos participantes.
Segundo padre Luciano Guedes, a Peregrinação, é mais um momento forte da Quaresma na Diocese campinense, e faz o povo lembrar da caminhada do Povo do Deus no Deserto durante 40 anos em busca da Terra Prometida, os 40 dias de Jesus no Deserto, os 40 dias de Moisés na Montanha onde pegou as tábuas dos 10 Mandamentos, e os 40 dias do Dilúvio.
PB Agora