Categorias: Cultura

Divulgado resultado de edital para Paixão de Cristo nos bairros, em JP

PUBLICIDADE

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), divulgou, nesta segunda-feira (20), o resultado do edital de chamamento público para concessão de incentivo à montagem de espetáculos da Paixão de Cristo em polos nos bairros. Foram selecionadas seis propostas que serão apresentadas durante a Semana Santa. Outras seis foram inabilitadas e têm até a quarta-feira (22) para entrar com recurso. O resultado pode ser acessado no Portal da Transparência no link: https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/licitacoes?id=7815. O valor total do edital é de R$ 80 mil.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirma que a Fundação está dando continuidade à preparação para a Paixão de Cristo que envolve dois momentos. O primeiro é a formação do espetáculo que acontece no Centro Cultural São Francisco. Uma segunda linha de ação é valorizar a Paixão de Cristo nos polos dos bairros.

“Por isso nós abrimos esse edital, por entendermos que é importante estimular a produção de teatro nos bairros. Ao todo, estaremos investindo em grupos locais de teatro, garantindo um processo de democratização e acesso das pessoas a um espetáculo, mas também a mais recursos que atores e atrizes poderão ter para organizar os seus atos. Isso é muito valoroso”, diz.

Com esta iniciativa, a Prefeitura potencializa o espetáculo cênico da Paixão de Cristo pelos bairros, estimulando o teatro local e valorizando os bairros da cidade. Além disso, a Fundação vai ajudar a produção dos grupos de teatro a realizar o espetáculo, incentivando a cultura nas comunidades, promovendo a melhoria e manutenção dos espetáculos e gerando trabalho e renda, impulsionando também a economia local.

Esse incentivo vai contemplar projetos voltados para a participação da população local para promover, afirmar e fortalecer a comunidade, seus saberes e as redes sociais que as compõem, contribuindo para reconhecer e difundir ações sociais, de lazer e religiosas de cunho artístico e/ou cultural.

Das vagas, duas serão destinadas a espetáculos de diretores negros ou de coletivos dirigidos por pessoas negras; duas para produções de diretores LGBTQIAPN+ ou de coletivos dirigidos por pessoas LGBTQIAPN+; uma vaga será destinada a pessoa ou coletivos de pessoa com deficiência (PCD); e três para a ampla concorrência.

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Defesa de Braga Netto ressalta lealdade do general a Bolsonaro

A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da PB sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

24 de novembro de 2024

Inscrições para 3ª edição da Ultramaratona Aquática encerram próxima quarta-feira

O prazo de inscrição para os competidores que desejam participar da 3ª edição da Ultramaratona…

24 de novembro de 2024

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na Assembleia Legislativa

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024