Fé, devoção, oração, penitência e alegria. A 23ª Caminhada Penitencial da Diocese de Campina Grande, realizada na manhã deste domingo (17), mais uma vez superou as expectativas, segundo os organizadores. O ponto de partida da peregrinação foi a Catedral Diocesana, com destino ao Convento Ipuarana, em Lagoa Seca. Com um público estimado em 40 mil pessoas, a caminhada entre a Catedral e o convento de Santo Antônio, em Ipuarana, Lagoa Seca-PB, costuma ser realizado no tempo de duas horas numa distância percorrida em pouco mais de 8km, sempre noV Domingo da Quaresma.
O bispo diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Mattos, agradeceu a participação da comunidade.
“Essa é a vigésima edição desta grande peregrinação, dessa caminhada penitencial que acontece em nossa diocese. Eu vejo isso como uma manifestação de fé do nosso povo, como preparação, realmente. As pessoas vêm conscientes, vêm rezando e há uma preparação anteriormente, uma preparação para a Semana Santa”, destacou.
Dom Dulcênio também ressaltou a importância da Semana Santa e convidou os fiéis a se prepararem para a Páscoa.
“Ainda há tempo para se preparar para a Páscoa do Senhor, a Páscoa de Cristo. Que essa caminhada penitencial seja um momento de reflexão, de conversão e de preparação para a grande festa da Ressurreição do Senhor”, disse.
A Caminhada Penitencial acontece no período da Quaresma, quando a Igreja vive a preparação para a Páscoa, festa da ressurreição de Jesus.
A caminhada penitencial é um evento que marca o tempo da Quaresma, período em que a Igreja recomenda uma intensificação na vida de oração, recomenda o jejum e indica caminhos para uma mudança de vida. Durante a caminhada o silêncio deve ser respeitado, para que os fieis que participam possam viver de acordo com seu verdadeiro propósito.
Redação