A Paraíba o tempo todo  |

Editora A União lança obra que desvenda CG em versos

Uma espécie de caleidoscópio lírico, que desafia o leitor a desvendar a história de uma cidade nas linhas e entrelinhas de vários versos. Esta é a sensação de quem tem acesso ao “Inventário Lírico da Rainha da Borborema – 150 Anos de Poesia” (Editora A União, 150 páginas). O livro, que foi organizado pelos escritores Bruno Gaudêncio e José Edmilson Rodrigues, será lançado nesta sexta-feira (10), às 18h, no Museu Popular da Paraíba (Mapp – 3 Pandeiros), em Campina Grande. O evento está dentro do calendário de comemorações referentes aos 150 anos de emancipação do município, que faz aniversário no sábado (11).

 

“A obra foi uma proposta da União, que nos convidou para isso. O livro mesclou textos escritos desde o início do século 20 até os mais contemporâneos. Temos textos de poetas populares, como a literatura de cordel e a cantoria, até eruditos, a exemplo dos sonetos e poemas modernos”, disse um dos organizadores do livro, Bruno Gaudêncio. “Priorizamos mais as poesias com estrutura de poemas. Mas há ainda poesias em versos livres na obra”, explicou.

 

Expoentes da literatura como José Nêumanne Pinto e Bráulio Tavares estão nesse passeio lírico pela história de Campina Grande. Também há espaço para versos que um dia cantaram a cidade, a exemplo das letras de canções como “Hino de Campina Grande”, de Fernando Silveira, “Tropeiro das Borborema”, de Raymundo Asfora, “Campina, Cidade Rainha”, de Capiba, o “Adeus a Borborema”, de Geraldo Correia, e “Campina Grande”, de José Orlando.

 

À medida que cada texto é disponibilizado no livro, também é identificada a fonte de onde foi retirado, assim como o nome do respectivo autor. No final da obra, o leitor vai encontrar uma espécie de perfil de cada escritor ou poeta citado na coletânea.

 

A elaboração do livro contou com o apoio do Governo do Estado, que proporcionou toda a edição. No processo do lançamento do livro, está engajada ainda a Universidade Estadual de Campina Grande (UEPB), por meio de sua Pró-Reitoria de Cultura (Procult) e do Mapp.

 

Campina em quatro momentos – O conteúdo do livro “Inventário Lírico da Rainha da Borborema – 150 Anos de Poesia” foi distribuído em quatro partes. A primeira delas é o capítulo “Exaltação a Campina” e nele foram reunidas poesias que enaltecem a cidade.

 

O segundo momento do livro foi intitulado por seus organizadores de “Fronteiras Sensíveis”. Aqui, as poesias são pensadas a partir de diferentes olhares de provocação e até mesmo em uma visão mais crítica. O terceiro capítulo é o mais curto, nomeado de “Campina Grande em Canções”, onde o leitor vai encontrar letras de músicas de diferentes estilos, que estão ligadas ao imaginário da cidade. Seus autores são tanto campinenses como pessoas radicadas na Rainha da Borborema.

 

Por fim, a quarta e última parte da obra é uma declaração de amor a Campina Grande e recebeu o nome de “Lugares e Memória”. Nas entrelinhas dessas poesias, é proposto uma espécie de passeio pelos espaços que têm forte identificação com o dia a dia dos campinenses.

 

Programação de lançamento – O lançamento, promovido pela A União – Imprensa Oficial do Estado da Paraíba, contará com a apresentação de uma dupla de cantadores – Tião Lima e Afonso Camelo. Eles farão uma improvisação sobre o aniversário de Campina Grande.

 

Secom-PB

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe