Cantor, sanfoneiro e símbolo de expressão da cultura nordestina, o cantor paraibano Pinto do Acordeon, um dos ícones da música regional, teve a sua obra imortalizada nas páginas de um livro que acaba de ser publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB). A obra “Por Amor ao Forró, Pinto do Acordeon”, de autoria do escritor Onaldo Queiroga, homenageia em vida o maior forrozeiro dos sertões da Paraíba e um dos melhores do Nordeste.
O livro publicado pelo Selo Latus da EDUEPB retrata, através de histórias, depoimentos, poesias, música e fotos em preto e branco, aspectos e peculiaridades do forrozeiro de Conceição. Com 227 páginas, ele mostra toda a trajetória de um dos mais autênticos seguidores do “Rei do Baião” Luiz Gonzaga. Importantes artistas de renome nacional dão seus depoimentos sobre Pinto do Acordeon, defensor do legítimo forró pé de serra.
Onaldo Queiroga, autor do livro, procurou entrar na vida e na intimidade do forrozeiro, destacando sua posição ideológica, visão política, sentimentos e, principalmente, a paixão pelas coisas da cultura nordestina. O primeiro lançamento de “Por Amor ao Forró” acontece no dia 19 de junho, às 8h, no Centro Cultural Amaury de Carvalho, em Patos. À noite, no Terreiro do Forró, Pinto fará seu show. Em Campina Grande, o lançamento será no próximo sábado (20), às 20h, na Central de Imprensa instalada no Parque do Povo. Logo depois, Pinto sobe ao palco para encantar, cantando e tocando seus sucessos.
A obra tem prefácio do artista piauiense Beto Brito e apresentação de Rangel Junior, professor, cantor, compositor e reitor da UEPB, que ressaltou que a EDUEPB traz à luz um dos grandes referenciais da musicalidade forrozeira. “Em boas mãos a história deste nordestino de valor. Em bom momento temos a oportunidade de conhecer a fundo e ampliar o respeito para com este cidadão paraibano que muito nos orgulha e nos honra com sua arte, sua condição humana, de artista, tradutor e intérprete do sentimento do seu povo”, destaca Rangel Junior.
Francisco Ferreira Lima, o Pinto do Acordeon, é natural de Conceição e autor de grandes sucessos como “Engenho velho”, “Paixão de beata”, “Vida boa aperreada”, entre outros. Compositor disputado por grandes intérpretes como Elba Ramalho, Fagner, Dominguinhos, Genival Lacerda, Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Os 3 do Nordeste, Pinto do Acordeon é o homenageado deste ano do São João de Patos, onde funciona o Câmpus VII da UEPB.
Redação com assessoria
O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o…
Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta sexta-feira (17) na PB-018, nas proximidades…
Os Correios publicaram nesta sexta-feira, 17, os resultados preliminares das provas objetivas do concurso público…
O preço do botijão de 13 quilos do gás de cozinha na Capital oscila entre…
O volume de negócios gerados no 39° Salão do Artesanato Paraibano — entre vendas e…
Nos últimos dias, houve uma grande repercussão acerca das novas regras de monitoramento, por parte…