Categorias: Cultura

Elba Ramalho completa 70 anos; relembre história da artista

PUBLICIDADE

A força da mulher nordestina. Uma das expressões da cultura nordestina, a cantora, paraibana de Conceição do Piancó, está completando 70 anos nesta terça-feira (17). Cantora, compositora, atriz e instrumentista, Elba reúne ao longo dos mais de 40 anos de carreira grandes sucessos em diversos ritmos como frevo, forró, xote e baião.

Elba nasceu em Conceição, município do Sertão paraibano, em 1951. Menos de 20 anos depois, subiu ao palco pela primeira vez e o reconheceu como seu lugar de fala. Desde então, se consolidou como sinônimo de Nordeste, de Paraíba e de inspiração para gerações guiadas pela obra que ela edificou.

Ao conquistar espaço e abrir caminhos no ramo musical para outras artistas do mesmo estado e região, ela se tornou e ainda é uma inspiração para diferentes gerações.

Nascidas em épocas e realidades diferentes, as cantoras paraibanas reconhecem em Elba Ramalho um norte. Não só bebem da mesma fonte musical, mas também comungam de uma bandeira igual: a cultura nordestina.

Ao longo de mais de 40 anos de trajetória, Elba mantém o pique de sonoridades que passam pelo baião, xote, forró, MPB, frevo e maracatu, compondo ainda trilhas sonoras de novelas e “Grandes Encontros” como cantora, compositora e ardente defensora da musicalidade nordestina.

“Eu me orgulho da minha trajetória, costumo dizer que construí um castelo com as pedras que encontrei pelo caminho. É claro que me equivoquei muito, mas faz parte da vida, do aprendizado. Viver é um desafio diário e procurar ser uma pessoa melhor a cada dia é um esforço infinito”, afirmou.

A carreira artística de Elba é marcada por sucessos e um contato permanente com o seu público. Elba canta o Nordeste. O seu canto é expressão dos costumes, tradições e das raízes da região.

Com 39 álbuns gravados e em processo de reinvenção contínua desde os primeiros passos nos idos anos de 1970, Elba segue essencial por entre folguedos tradicionais do Nordeste e palcos solos ou divididos, e como se por ali estivesse pela primeira vez, valida o elo que mantém com a música e seu público. 

Discípula e admiradora de Luiz Gonzaga, ela saiu de Campina Grande, onde viveu a infância para brilhar nos palcos do Brasil, e construiu uma história rica em cultura e arte, com pelo menos 957 gravações com artistas como Dominguinhos, Nando Cordel, entre outros.

Vencedora de dois prêmios Grammy Latino, a artista paraibana representa a música brasileira em sua diversidade, alegria e excelência.

Tomada como sempre pela fé, desde o início da pandemia Elba faz o terço da misericórdia diariamente às 15h em seu Instagram, “Arrisco dizer que a minha fé que me sustentou e que me sustenta em meio a tantas adversidades”, conta ela que deve retomar projetos com o Padre Fábio de Melo, impossibilitados pela pandemia, além de celebrar em disco ao lado de Fagner o repertório do Rei do Baião.

Elba Maria Nunes Ramalho nasceu no município paraibano de Conceição, no dia 17 de agosto de 1951. Nos últimos cinco anos, a maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de suas músicas foi proveniente dos segmentos de TV e Rádio, que correspondem a mais de 80% do que foi destinado a ela. A artista recebe seus direitos autorais por meio da União Brasileira de Compositores (UBC), associação de música que a representa.

“Elba é o vento do Nordeste, um sopro forte de raízes de brasilidade. É sinônimo de festa e de baladas de aconchego”, disse Marcelo Castello Branco, diretor executivo da UBC.

Homenagem

Como forma de homenagear a “rainha” o Faixa Musical celebra o aniversário de 70 anos de Elba Ramalho em uma edição especial nesta semana. Às 7h, no Rádio Sociedade, Glaucia Araújo conta como foi o início da trajetória da cantora, que hoje carrega a marca de mais de 10 milhões de discos vendidos.

Em clima de comemoração, o episódio exibe a faixa “Sabiá”, sucesso na interpretação de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Zé Ramalho. O Faixa Musical tem apresentação de Glaucia Araújo e roteiro e edição de Marcia Leticia. Confira as edições inéditas de segunda a sexta-feira, às 7h, no Rádio Sociedade, Rádio MEC.

SL

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

ALPB realiza hoje eleição para a mesa diretora com chapa única liderada por Galdino

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta terça-feira (26), a eleição para a mesa…

26 de novembro de 2024

Secitec, UFPB, AMIDI, API e Sindjor anunciam Simpósio Nacional sobre Mídia, Inteligência Artificial e Desinformação no sábado

Confirmado: a articulação em torno do Laboratório ALUMIA- como referência de checagem de informação está…

26 de novembro de 2024

PC prende irmãos suspeitos de agredirem mulher grávida com pedaço de madeira

Dois irmãos foram presos suspeitos de agredirem uma mulher grávida com um pedaço de madeira,…

26 de novembro de 2024

Cícero quer unidade e que maioria da base apoie a reeleição de Dinho na CMJP: “A Câmara vai continuar parceira”

Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…

26 de novembro de 2024

Operação policial no bairro do Rangel tem como objetivo apreensão de armas e drogas

Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…

26 de novembro de 2024

Veja quais foram as cidades da PB que a justiça determinou redução de contratados

Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…

26 de novembro de 2024