Categorias: Cultura

Em celebração padre Luciano fala da importância do batismo para os cristãos

PUBLICIDADE

 O Padre Luciano Guedes da Silva, pároco da Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande, destacou neste domingo (11) a importância do Batismo para os católicos. Foi durante a celebração que marcou o Batismo do Senhor – logo após o domingo da Epifania do Senhor. “O Batismo encerra as festas da manifestação do senhor. Encerramos, assim, o ciclo do Natal”, disse Pe Luciano.

O pároco falou, em sua homilia, sobre o trecho do Evangelho da Liturgia da Palavra deste domingo (Marcos 1, 7-11), que retrata o Batismo de Jesus, no rio Jordão. “Jesus, sem ter nenhuma mancha de pecado, quis se submeter a esse ritual; Ele, que é a vida verdadeira, a Palavra feita carne, a luz, não tinha necessidade do batismo. Como disse Santo Agostinho, ‘para mostrar a nós a necessidade da salvação Cristo deixa-se mergulhar no rio Jordão para proclamar a sua necessidade’”.

Padre Luciano Guedes prosseguiu falando da importância do Batismo para os católicos. “No dia do nosso batismo recebemos a graça do Nosso Senhor Jesus Cristo. Pelo batismo, nos tornamos filhos de Deus também. Essa é a nossa maior dignidade, o maior título que podemos ter junto ao povo de Deus: o batismo”.

Para ele, ser filho de Deus “é o fundamental, é o mais importante, é o que nos torna dignos de ser igreja”. O pároco da Catedral de Campina Grande lembrou que, através do batismo, nós recebemos “a graça da filiação divina” e fez questão de frisar que a grande missão dos padrinhos é levar os afilhados ao caminho do céu. “Eis a grande responsabilidade dos padrinhos e madrinhas”.

Destacando que a partir do batismo passamos a fazer parte a grande família cristã, Pe Luciano Guedes reforçou que, na igreja, não podemos ser cristãos isolados. “Pelo batismo nos tornamos verdadeiramente filhos da igreja. Pelo batismo somos todos chamados à santidade, à santificação pessoal”.

E finalizou sua homilia conclamando os fiéis a rezar pelos que não colocaram em prática os preceitos do batismo. “Há tanta gente batizada pela igreja que vive apagada da luz de Deus, esquecida de sua vocação profética e missionária. Rezemos por estas luzes que estão mais fraquinhas, no meio de nós;, rezemos para que a força do nosso batismo se faça sentir e perceber no meio de nós”.

Ainda durante a celebração, os fiéis foram abençoados com a água santa do batismo e puderam renovar as promessas batismais.

Pascom – Catedral

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João entrega 113 ônibus escolares para os municípios e destaca investimentos para garantir permanência de alunos nas escolas

O governador João Azevêdo entregou, nesta quarta-feira (15), no Centro de Convenções de João Pessoa,…

15 de janeiro de 2025

Ex-vereador de João Pessoa, Dr. Luís Flávio, é internado após sofrer AVC enquanto dirigia

O ex-vereador de João Pessoa, Dr. Luís Flávio, foi internado nesta quarta-feira (15), após sofrer…

15 de janeiro de 2025

Mulher é presa novamente em CG por envolvimento em assassinato de traficante

A Polícia Civil da Paraíba prendeu novamente, nesta terça-feira (14), uma mulher de 50 anos…

15 de janeiro de 2025

Luciano Cartaxo se afasta da disputa pela presidência do PT da Paraíba e cobra fim da “guerra interna” dentro do partido

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) se pronunciou, nesta quarta-feira (15), sobre a disputa interna…

15 de janeiro de 2025

Incêndio no Mercado Central de JP gera nuvem de fumaça densa e mobiliza Corpo de Bombeiros

Um incêndio de médias proporções atingiu barracas da conhecida 'Feira do Milho', situada dentro do…

15 de janeiro de 2025

Deputado federal Romero Rodrigues faz apelo por doação de sangue para sua mãe

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), fez ontem (14),…

15 de janeiro de 2025