Projetado numa área superior a 42 mil metros quadrados, o Parque do Povo em Campina Grande ficou pequeno para abrigar a estrutura do Maior São João do Mundo.
O parque, construído há 34 anos, conta com a pirâmide, o palco principal, a cidade cenográfica, Vila da Imprensa, fogueira cenográfica entre outros elementos que rementem a cultura nordestina.
Nos últimos anos com o crescimento da festa, a Parque do Povo ficou pequeno para acolher os forrozeiros. Este ano por exemplo, estão sendo esperados mais de 2 milhões de forrozeiros durante os 30 dias de festa. Em alguns shows, mais de 100 mil pessoas comparecem ao chamado “Quartel General do Forró”.
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), admitiu a possibilidade de mudança no local de realização da festa do Maior São João do Mundo.
No entanto, Romero acredita que antes dessa mudança ser feita deverá acontecer um estudo.
– O Parque do Povo é localizado em uma área geográfica muito boa, porque é no centro da cidade e facilita a mobilidade das pessoas, porém o espaço se tornou insuficiente para a grandeza da festa, então temos que pensar uma alternativa, uma nova opção – disse ele.
O gestor explicou que esse novo espaço seria uma oportunidade para ser implantada uma estrutura fixa, evitando assim o gasto com a locação e montagem a cada ano.
Diante do sucesso da festa, o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Campina Grande (SindCampina), Divaildo Bartolomeu, defendeu a possibilidade de mudança do Maior São João do Mundo para outro local.
– Sabemos que é um evento crescente de ano para ano. Então, não justifica mais ficarmos pressionando e colocando o pessoal dentro daquele espaço de 42 mil metros quadrados, onde é insuficiente e prejudica, consideravelmente, todo acesso, todo caminhar, todo transitar pela cidade por conta da localização. O Parque do Povo teve sua áurea, teve seu tempo e durante esse período de existência mostrou a importância de consolidar naquele espaço um evento que é um dos maiores do país. Somos e fomos sempre favoráveis à procura de um local onde ofereça condições não somente do Maior São João do Mundo, mas todos os eventos de Campina Grande – disse.
O presidente da Associação Comercial de Campina Grande (ACCG), Marcos Procópio, também declarou ser favorável a possível mudança do Maior São João do Mundo do Parque do Povo para outro local do município.
“As coisas têm que evoluir, tudo que construímos se reformula, cresce e precisa de evolução. Se sair de onde está significar evolução, melhorias e estrutura melhor deve acontecer. O prefeito tem inovado em todos os processos. Ao meu ver, é um grande passo inovando, principalmente, na nossa vitrine que é o Maior São João do Mundo. – disse.
Ele acredita que essa possível mudança vem com outras modificações, como, por exemplo, a ampliação de espaço, melhoria no atendimento ao público e visibilidade.
Entretanto, Marcos não opinou sobre qual local da cidade seria ideal para realizar a festa.
-Eu não teria, vamos dizer assim, competência técnica para poder dizer qual seria o melhor local porque existe uma soma de variáveis necessárias para poder tomar uma decisão dessa desde a questão logística, estacionamento, transporte de pessoas, de abastecimento d’água e segurança- concluiu.
Severino Lopes
PB Agora
I. Introdução à Importância das Habilidades Linguísticas no Mercado de Trabalho Global No mundo interconectado…
A segurança pública de Santa Rita deu um grande passo nesta quinta-feira (26) com a…
Em entrevista esta semna à Rádio POP, o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) reafirmou seu…
A estreia de O Auto da Compadecida 2 nessa quarta-feira 25 de dezembro, trouxe Chicó…
No Brasil, o número acumulado de vítimas fatais em decorrência da Covid-19 chegou a 714.471…
Quase 5 mil pessoas foram atingidas por ações educativas durante o período da Operação A…