O lançamento de “Dois Sonhos: Primeiro Sonho” acontecerá no Centrô, localizado no Centro Histórico de João Pessoa, na Praça Antenor Navarro, 53 – Varadouro, na sexta-feira (6), às 19h. Além da sessão de autógrafos e do bate-papo com o autor, a programação contará também com performances dramatúrgicas e musicais realizadas pelos integrantes da Cia Multicultural Art’Spaço.
A novíssima literatura paraibana ganha em setembro o livro “Dois Sonhos: Primeiro Sonho” do escritor pessoense Pedro Pereira de Sousa Neto. Neste romance, o leitor é transportado para os anos 60, na cidade interiorana de Cococi, onde a crise política mergulhou muitas famílias na miséria e na fome. Nesse contexto, o protagonista, Isaac, um jovem negro e órfão, é acolhido pelo Instituto Demóstenes Salgado, um internato para os mais abastados. Enquanto tenta se adaptar a essa nova realidade, ele se envolve em uma trama de mistérios que o desafiarão e o levarão a descobrir segredos profundos sobre si mesmo e seu entorno. Com as ilustrações do artista plástico Samuel Ornelas, o livro entrelaça o real e o onírico, conduzindo o leitor por uma jornada envolvente e transformadora.
Em relação às influências conceituais, a pesquisa bibliográfica para a composição de “Dois Sonhos”, que vai desde Freud a Habermas e Deleuze e Guattari, possibilitou a construção da história de Isaac como um espelho de autodescoberta, uma jornada íntima que ressoa com a busca pela própria identidade.
A pesquisa e o desenvolvimento da obra literária foram patrocinados pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), por ocasião de seleção pública aberta em 2011. O projeto foi aprovado em primeiro lugar na modalidade Romance.
A imagética incluiu visitas a cidades como Areia-PB, cujas geografia, história e estética serviram como inspiração para a criação da cidade fictícia. O Colégio Santa Rita, um convento que se transformou em um colégio interno, guarda semelhanças com o Instituto Demóstenes Salgado, o cenário central de “Dois Sonhos: Primeiro Sonho”. A obra traz à vida o interior do Nordeste, com elementos culturais, culinários, expressões regionais e a ambientação bucólica que enriquecem a narrativa.
Diversidade de Influências Literárias
O autor mergulhou em uma diversidade de influências literárias, desde o realismo de Dostoiévski e Machado de Assis até o realismo fantástico de Kafka e Virginia Woolf, e o pós-modernismo intimista de Lygia Fagundes Telles. “Dois Sonhos” se destaca pela ambiguidade entre sonho e realidade, explorando temas como o rompimento da inocência e o desamparo em um contexto de transformação.
Prefácio
O romance é enriquecido pelo prefácio da renomada professora Marineuma de Oliveira, que descreve a obra como uma narrativa envolvente que combina elementos do realismo, naturalismo e realismo fantástico. Com uma visão analítica, o prefácio explora como a história de Isaac em Cococi é uma jornada que aborda temas profundos, como o abandono, a tristeza e as contingências que moldam a vida do protagonista, oferecendo uma reflexão sobre a natureza humana e o que pode determiná-la a ser como é, deixando poucas alternativas para que algo possa ser diferente.
Sobre o Autor
Pedro Pereira de Sousa Neto, nascido em 1988 em João Pessoa-PB, tem uma carreira multifacetada que inclui a advocacia e as artes. Escritor de poesia e prosa desde a infância, ele é graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, e foi agraciado com o título de Agente Cultural pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal em 2010. Atualmente, ele atua como advogado e proprietário do Escritório PP Advocacia e como Vice-Presidente da Cia Multicultural Art’Spaço. Ele compartilha sua jornada artística em seu Instagram: @euteconhecopedro.