Escritor paraibano Pedro Pereira de Sousa Neto lança o romance “Dois Sonhos: Primeiro Sonho” no Centrô

PUBLICIDADE

O lançamento de “Dois Sonhos: Primeiro Sonho” acontecerá no Centrô, localizado no Centro Histórico de João Pessoa, na Praça Antenor Navarro, 53 – Varadouro, na sexta-feira (6), às 19h. Além da sessão de autógrafos e do bate-papo com o autor, a programação contará também com performances dramatúrgicas e musicais realizadas pelos integrantes da Cia Multicultural Art’Spaço.

A novíssima literatura paraibana ganha em setembro o livro “Dois Sonhos: Primeiro Sonho” do escritor pessoense Pedro Pereira de Sousa Neto. Neste romance, o leitor é transportado para os anos 60, na cidade interiorana de Cococi, onde a crise política mergulhou muitas famílias na miséria e na fome. Nesse contexto, o protagonista, Isaac, um jovem negro e órfão, é acolhido pelo Instituto Demóstenes Salgado, um internato para os mais abastados. Enquanto tenta se adaptar a essa nova realidade, ele se envolve em uma trama de mistérios que o desafiarão e o levarão a descobrir segredos profundos sobre si mesmo e seu entorno. Com as ilustrações do artista plástico Samuel Ornelas, o livro entrelaça o real e o onírico, conduzindo o leitor por uma jornada envolvente e transformadora.

Em relação às influências conceituais, a pesquisa bibliográfica para a composição de “Dois Sonhos”, que vai desde Freud a Habermas e Deleuze e Guattari, possibilitou a construção da história de Isaac como um espelho de autodescoberta, uma jornada íntima que ressoa com a busca pela própria identidade.

A pesquisa e o desenvolvimento da obra literária foram patrocinados pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), por ocasião de seleção pública aberta em 2011. O projeto foi aprovado em primeiro lugar na modalidade Romance.

A imagética incluiu visitas a cidades como Areia-PB, cujas geografia, história e estética serviram como inspiração para a criação da cidade fictícia. O Colégio Santa Rita, um convento que se transformou em um colégio interno, guarda semelhanças com o Instituto Demóstenes Salgado, o cenário central de “Dois Sonhos: Primeiro Sonho”. A obra traz à vida o interior do Nordeste, com elementos culturais, culinários, expressões regionais e a ambientação bucólica que enriquecem a narrativa.

Diversidade de Influências Literárias

O autor mergulhou em uma diversidade de influências literárias, desde o realismo de Dostoiévski e Machado de Assis até o realismo fantástico de Kafka e Virginia Woolf, e o pós-modernismo intimista de Lygia Fagundes Telles. “Dois Sonhos” se destaca pela ambiguidade entre sonho e realidade, explorando temas como o rompimento da inocência e o desamparo em um contexto de transformação.

Prefácio

O romance é enriquecido pelo prefácio da renomada professora Marineuma de Oliveira, que descreve a obra como uma narrativa envolvente que combina elementos do realismo, naturalismo e realismo fantástico. Com uma visão analítica, o prefácio explora como a história de Isaac em Cococi é uma jornada que aborda temas profundos, como o abandono, a tristeza e as contingências que moldam a vida do protagonista, oferecendo uma reflexão sobre a natureza humana e o que pode determiná-la a ser como é, deixando poucas alternativas para que algo possa ser diferente.

Sobre o Autor

Pedro Pereira de Sousa Neto, nascido em 1988 em João Pessoa-PB, tem uma carreira multifacetada que inclui a advocacia e as artes. Escritor de poesia e prosa desde a infância, ele é graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, e foi agraciado com o título de Agente Cultural pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal em 2010. Atualmente, ele atua como advogado e proprietário do Escritório PP Advocacia e como Vice-Presidente da Cia Multicultural Art’Spaço. Ele compartilha sua jornada artística em seu Instagram: @euteconhecopedro.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PL de Marcelo Queiroga registra pesquisa eleitoral para João Pessoa com Paraná Pesquisas

O Partido Liberal (PL), legenda do candidato Marcelo Queiroga à Prefeitura de João Pessoa, registrou…

17 de setembro de 2024

Walber minimiza uso de adesivos de campanha em carro oficial da ALPB: “Quando percebi, retirei”

Um carro oficial da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), utilizado pelo deputado estadual Wallber Virgolino…

17 de setembro de 2024

Candidatos em Marizópolis, Santana de Mangueira e São José dos Ramos renunciam às eleições municipais de 2024

Três candidatos desistiram de disputar as eleições municipais de outubro na Paraíba. As renúncias ocorreram…

17 de setembro de 2024

Filiado ao PT, ex-deputado Frei Anastácio rejeita Cartaxo e confirma apoio a Cícero Lucena em JP

A candidatura à reeleição do prefeito Cícero Lucena e o vice Leo Bezerra ganhou, nesta…

17 de setembro de 2024

Mais monitoramento: UFPB reforça segurança com instalação de 1.110 Câmeras em todos os Campi

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Superintendência de Orçamento e Finanças (SOF),…

17 de setembro de 2024

OAB-PB realiza eleição para desembargador do Tribunal de Justiça da PB nesta quarta; veja candidatos

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), realiza, nesta quarta-feira (18), eleição que…

17 de setembro de 2024