Espetáculo da Paixão de Cristo atrai grande público em noite de estreia na Fortaleza de Santa Catarina

PUBLICIDADE

Nem a chuva atrapalhou o brilho de uma tradição que se mantém há 43 anos e que movimenta a cidade durante o feriado da Semana Santa. O espetáculo da Paixão de Cristo na Fortaleza de Santa Catarina atraiu centenas de pessoas em sua noite de estreia, nessa sexta-feira (29).

Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura (Secult), as apresentações seguem até o domingo (31), sempre a partir das 20h. A entrada é gratuita e tem o limite de 950 pessoas/dia – de acordo com determinação da Companhia Independente de Bombeiro Militar da Paraíba.

O espetáculo contemplado pelo projeto Cabedelo da Paixão é promovido pelo Grupo de Teatro Amador Padre Alfredo Barbosa (GTAAB), e  faz parte do desenvolvimento cultural e turístico do município de Cabedelo, reconhecido como Patrimônio Imaterial através da Lei Municipal 1.612/2013.

“Cabedelo da Paixão” é um projeto desenvolvido pela Secult que propõe contribuir para a estruturação e o fomento das manifestações culturais que compõe o Ciclo Tradicional da Semana Santa na Cidade, possibilitando o fortalecimento da identidade local.

A ação faz parte do Programa Municipal de Incentivo ao Teatro e busca também contribuir para a formação de pessoas/artistas através da Inteligência Criativa, pautada na diversidade, nos aspectos éticos e estéticos da região, tendo como foco uma proposta que compreende o artista do teatro como parte e produtor da arte e da cultura local.

“Estamos colhendo frutos dessa parceria que estabelecemos desde o ano passado. Nosso objetivo,  enquanto gestão pública, é continuar contribuindo com a  estruturação das festividades, focando no fortalecimento socioeconômico da identidade cultural local e dos nossos produtos culturais. A Prefeitura faz um investimento inédito e, pelo segundo ano consecutivo, disponibiliza recursos na ordem de mais de 150 mil reais para a execução do espetáculo. Neste ano também tem a novidade da pracinha de alimentação, que conta com a participação das artesãs do Programa Municipal de Artesanato Popular e ainda com barraquinhas de lanches que são organizadas pelos grupos do Circuito Junino. Para essas noites finais convocamos as famílias para virem à Fortaleza e apreciarem este espetáculo tradicional que tenta ser o máximo fiel possível ao Evangelho de Cristo”, destacou o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo, que também participa com ator fazendo o papel de Pôncio Pilatos no espetáculo.

O espetáculo A Paixão de Cristo do GTAAB é o maior e o mais tradicional ao ar livre realizado na Paraíba e tem 2h30min de duração. Conta com 68 cenas, 130 atores – dentre principais e coadjuvantes, 50 figurantes e  20 profissionais nos bastidores e na técnica.

A narrativa é baseada em textos bíblicos e apócrifos que contam a tradicional história da paixão, morte e ressurreição de Cristo. A Paixão na Fortaleza também é uma das narrativas mais completas encenadas no país. Tudo com base em pesquisas e estudos coordenados pelo professor, pesquisador e mestre cultural Tadeu Patrício.

“O espetáculo traz uma mensagem bonita de evangelização por meio do teatro. É sobre contar a história da Paixão de Cristo, a sua chegada em Jerusalém como Messias e tudo que ele passou. O sofrimento, o amor, o ensinamento, as dores, o perdão da humanidade… São 43 anos de espetáculo e 30 anos somente na Fortaleza, que é sempre um diferencial. É um trabalho feito com amor e dedicação”, comentou o diretor do espetáculo Tadeu Patrício, que também atua como ator nos papéis do profeta João Batista e do sumo sacerdote Anás.

O ator Douglas Oliveira participa do GTAAB há 19 anos e há 5 vivencia o papel principal do espetáculo. Douglas resumiu sua experiência emocionante de viver o papel de Jesus. “Este é um ano de muita emoção. Viver o papel de Jesus é muito importante pra mim. Tenho que estar sempre preparado pra transmitir paz, alegria e, além de tudo, falar do amor e paixão de Cristo com sua história belíssima”, afirmou o ator.

Quem foi assistir à apresentação em sua estreia, saiu emocionado e comovido com a história e tudo o que ela representa. O pároco da Matriz do Sagrado Coração de Jesus, padre Carlos Maurício, fez questão de incluir em sua programação religiosa uma passadinha pra conferir o espetáculo na Fortaleza. O padre comentou sobre o evento e aproveitou pra mandar sua mensagem pascal.

“O espetáculo é excelente, muito bem trabalhado, e mesmo com chuva, o grupo trabalhou perfeitamente. Quero dar os parabéns ao GTAAB que trabalha espontaneamente para servir e mostrar para nós uma cultura religiosa  e verdadeira. Pedimos ao Deus Todo-Poderoso, que é capaz de ressuscitar, que nos restaure  e que também nos faça alcançar nossa Páscoa. Sendo sempre uma passagem para um tempo melhor e, assim podermos, com a graça de Deus, vencer a nossa vitória aqui na terra”, concluiu.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IFPB abre vagas de estágio em diversas áreas; inscrições vão até 22 de outubro

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anunciou a abertura de um processo seletivo para a…

18 de outubro de 2024

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024