A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, apresenta nesta terça-feira (19), às 16h, o espetáculo “Arte no Canteiro”, do grupo de teatro paulista XPTO. A megaprodução, projetada para 200 espectadores já passou pelos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, e busca, entre outros aspectos, sensibilizar os trabalhadores da construção civil para a importância da prevenção dos acidentes de trabalho, o combate ao alcoolismo, o uso racional da água e da energia elétrica e a limpeza dos canteiros de obras. O espetáculo será executado a céu aberto, no estacionamento da Estação Cabo Branco, e tem entrada gratuita.
“A intenção, ao trazer este espetáculo, é conscientizar por meio da cultura sobre a importância de preservar a saúde começando pela segurança e, assim, evitar os acidentes de trabalho. Além disso, a apresentação será uma oportunidade ímpar dos funcionários de assistir a uma peça de teatro, já que muitos nunca tiveram a chance nem mesmo de frequentar um cinema”, disse Rangel Júnior, um dos organizadores.
Estrutura – Dispondo de uma megaestrutura, que inclui palco montado em forma de andaimes, um guindaste para transportar os atores suspensos por cabos de aço e arquibancadas, o projeto traz uma combinação de humor, ação, criatividade e informação. “Nossa proposta é conscientizar, educar e divertir a partir dos objetos da indústria que fazem parte do repertório do trabalhador da construção civil. Um pouco como a palavra geradora de Paulo Freire”, explicou a diretora de criação Lina Rosa Vieira, idealizadora do projeto.
A iniciativa da Estação Cabo Branco é fruto da preocupação com o aumento do número de acidentes com esses trabalhadores, proporcional ao crescimento do mercado da construção civil, em especial em João Pessoa. Os problemas de segurança encontrados diariamente nos canteiros são tratados na peça com um enfoque que, mesmo pautado em normas técnicas, privilegia uma abordagem mais humana e divertida no conteúdo.
“Personagens criados a partir de objetos utilizados na construção civil, como uma desempenadeira, um balde, um carrinho de mão, uma caçamba e uma pá, encenam uma série de situações que levam os operários a refletir sobre a segurança em suas próprias rotinas de trabalho”, disse o diretor do espetáculo, Osvaldo Gabrieli.
Também são focadas questões como a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e o manuseio dos materiais dentro da obra. A ação busca motivar e instalar a mudança de comportamento, focando a saúde do trabalhador da construção civil, o controle do desperdício de materiais e o cuidado com o meio ambiente. “O personagem Baldemiro bebe durante o almoço e provoca uma grande confusão, expondo seus colegas e a si próprio a uma série de riscos”, exemplifica Osvaldo Gabrieli.
“Palestras já são dadas pelas empresas. Então, de um jeito divertido, com muita música, queremos que os trabalhadores se identifiquem com a história encenada e reflitam sobre os riscos da dispensa dos equipamentos”, diz o ator do grupo XPTO, Paulo Cruz.
Serviço:
Espetáculo “Arte no Canteiro”, do Grupo de Teatro XPTO
Data: terça-feira (19)
Horário: 16h
Local: Estacionamento da Estação Cabo Branco
Informações: 3214-8303/8270
Contato: Rangel Júnior, Setor de Eventos (8888-9833)
Espetáculo gratuito.
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Twitter: @estacaocb
Secom JP
Dois irmãos foram presos suspeitos de agredirem uma mulher grávida com um pedaço de madeira,…
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…
Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…
O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…
Coordenada pelo Exercito, a Operação Carro-Pipa foi suspensa ontem, segunda-feira (25/11) em todo o território…