Categorias: Cultura

Estreia do ‘Painel Funesc’ debate dramaturgia do teatro paraibano

PUBLICIDADE

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (14), mais uma ação do ‘Funesc na Rede’. A partir das 19h, haverá a estreia do ‘Painel Funesc’, com o tema ‘Dramaturgia do teatro paraibano com foco em Lourdes Ramalho’. Diógenes Maciel e Paulo Vieira serão os debatedores, com Tony Silva como mediador. A transmissão ao vivo será via YouTube (youtube.com/funescpbgov).

Lourdes Ramalho – Referência no mundo do teatro, Lourdes Ramalho é uma das mais importantes dramaturgas do Brasil, com mais de cem textos teatrais (alguns ainda inéditos). Nasceu em Jardim do Seridó (RN), mas radicou-se na Paraíba ainda na adolescência (primeiramente em Santa Luzia e depois em Campina Grande). Faleceu em 7 de setembro de 2019, em Campina Grande, vítima de parada respiratória.

Nos anos 1970, suas peças começaram a ganhar notoriedade no país. Entre as premiadas estão ‘Fogo-fátuo’ que em 1974, recebeu o prêmio de melhor Texto no I Festival Nacional de Arte de Campina Grande – PB; ‘As velhas’, que em 1975, em sua primeira montagem, venceu o III Festival de Teatro Amador do Paraná, na cidade de Ponta Grossa; e ‘A feira’ que – em 1976 – ganhou o prêmio de melhor texto no Festival Regional de Feira de Santana-BA.

Em 1992, sua peça ‘Romance do Conquistador’ foi escolhida pela embaixada da Espanha para representar o Brasil na comemoração dos 500 anos da chegada dos espanhóis à América e em 1998 ela por ser estudiosa da obra de Federico García Lorca, Lourdes Ramalho foi convidada também pela embaixada da Espanha para discursar sobre a obra do dramaturgo espanhol, em evento realizado em homenagem ao centenário de Lorca.

Diógenes Maciel – Diógenes Maciel graduou-se em Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade Federal da Paraíba. Concluiu o Doutorado em Literatura Brasileira, na mesma Universidade, no ano de 2003. Atuou como professor Recém-Doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras – UFPB, entre 2003 e 2007, como Bolsista PRODOC-CAPES.

Em 2007, passou em Concurso Público para a Universidade Estadual da Paraíba, onde atua até os dias atuais, ministrando aulas de Literatura Portuguesa e Brasileira, e pesquisando Dramaturgia e História do Teatro, especialmente o do Nordeste do Brasil. Seu pós-doutorado foi feito na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, em 2016.

Paulo Vieira – Com doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1993), o ator, diretor, dramaturgo e escritor paraibano Paulo Vieira atuou como professor da Universidade Federal da Paraíba, coordenando o mestrado profissional em Artes – Profartes. Já publicou quatro 4 livros e seu espetáculo teatral mais recente é ‘Mercedes’.

Já conquistou as premiações de Melhor Diretor (XVI Festival Nacional de Teatro em Campina Grande e Festival Nacional de Ponta Grossa -PR, pelo espetáculo “Última Estação”, em 1991 e 1994). Também o prêmio de melhor texto original no VIII Festival Nacional de Teatro, em Anápolis – GO, pelo texto “Não se incomode pelo Carnaval”, em 1998.

Tony Silva – Ator e diretor com experiência em teatro e cinema, o paraibano Tony Silva integra a equipe do tradicional Curso de Teatro da Funesc. Este ano, inclusive, dirigiu ‘Queryda neurose’, peça encenada por alunos do curso. No teatro paraibano, uma de suas personagens mais populares é Maria Dubu (Pastoril profano).

Espetáculo mais recente dirigido por Tony Silva com a companhia Argonautas foi ‘Tennessee Me’.  Três histórias curtas, entrelaçadas pela escrita paradoxalmente poética e cruel de Tennessee Williams. ‘Tennessee Me’ é uma declaração de amor do diretor Tony Silva ao dramaturgo norte-americano. No cinema, atuou em ‘Divino amor’, longa-metragem de Gabriel Mascaro.

Funesc na Rede – A programação começou na última quarta-feira (8), com o projeto De Repente no Espaço. A edição em novo formato foi gravada com Iponax Vila Nova declamando poemas de Rogerio Menezes, no teatro Santa Catarina, na cidade de Cabedelo. A proposta desse novo formato do projeto (adaptado para a fase de isolamento domiciliar devido à pandemia) destaca sempre um poeta popular paraibano. A exibição foi no YouTube.

E a agenda seguiu na quinta-feira (9), com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. O canal da Funesc no Youtube exibiu dois trechos de concertos: ‘Huapango’, de José Pablo Moncayo, e ‘Concerto para Oboé em Dó Maior’, de Wolfgang Amadeus Mozart, ao som do oboé de Danrley Natan de Lima. As duas peças com a regência de Luiz Carlos Durier.

Ainda na quinta, só que na Rádio Tabajara FM (105,5), a Funesc colocou no ar mais uma edição do programa Espaço Cultural, com edição de Jader Finamore e apresentação de Jãmarrí Nogueira. Esta edição contou com músicas paraibanas lançadas nesta fase de pandemia. Também houve uma entrevista com a cantora Socorro Lira. Todos os vídeos da programação tembám estão disponibilizados no YouTube.

A programação continuou na sexta-feira (10), com uma entrevista em formato de live, no Instagram da Funesc, com Iponax Vila Nova sendo entrevistado por Jãmarrí Nogueira. Tema: Cinco anos do projeto De Repente no Espaço. Essa live está disponibilizada no IGTV do Instagram da Funesc. No sábado (11), no YouTube da Funesc, foi exibido o espetáculo de circo ‘Diferenças’ (da Escola de Circo Djalma Buranhêm).

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024