O Quilombo Pedra D’água, situado no município de Ingá, vai comemorar na próxima segunda-feira, 20, o Dia da Consciência Negra. O evento terá a participação de professores das Universidades Estadual da Paraíba (UEPB) e da Federal de Campina Grande (UFCG), além de Escolas da cidade sede e de Mogeiro, pessoas ligadas aos fundadores do quilombo também se farão presentes para falar sobre a fundação e a ligação com a Revolução Quebra Quilos.
O professor da UFCG, doutor Luciano Mendonça de Lima, fará uma palestra no evento com o tema, o olhar acadêmico: formação e resistência do Quebra Quilos ao Pedra D’água, por sua vez, a professora doutora Cristiane Nepomuceno vai falar sobre as políticas públicas voltas para a educação do povo quilombola a partir do Estatuto da Igualdade Racial.
Como um dos organizadores do evento comemorativo, o professor João Tavares Neto, disse que o Quilombo Pedra D’água, tem uma ligação direta e histórica com a Revolução Quebra Quilos, ocorrida no Século XIX, pois, o seu líder Manuel Paulo Grande, um dos líderes da revolução se refugiou do referido quilombo, fato que será relatado por seus parentes.
“Nós não podemos deixar uma luta como essa que é a questão negra de maneira invisível, na minha compreensão e militante que sempre fui por esta causa, tem que ir a mídia para que cada vez mais pessoas tomem conhecimento e se conscientizem de que é preciso um engajamento de toda a sociedade em prol dessa luta”, enfatizou Tavares Neto.
Redação