A arte de 12 nomes de destaque na produção de histórias em quadrinhos (HQs) do estado da Paraíba vai estar na exposição ‘O Espetacular Quadrinho Paraibano’, que integra as atrações da inauguração da GibiZeca – Vila do ABC, da Fundação Casa de José Américo (FCJA), que ocorre neste sábado (19), das 14h às 19h.
Os trabalhos que estarão na exposição são de Aurélio Filho, Fábio Alves, Gabriel Jardim, Henrique Magalhães, Jack Herbert, Lucas Nóbrega, Mike Deodato, Minna Miná, Murilo Carvalho, Ricardo Jaime, Samuel Gois e Thaís Gualberto. Os eventos da inauguração da Gibizeca são promovidos pela Fundação Casa de José Américo, com a parceria e produção (na programação) da 7ª edição da Top! Top! Convenção Paraibana de Quadrinhos.
A entrada é gratuita e a agenda de atrações da inauguração ocupará diversos espaços da FCJA, que fica localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana. A programação especial será diversificada e contemplará todas as faixas etárias. A agenda reunirá 39 expositores na Feira dos Artistas, onde quadrinistas, ilustradores, escritores, vendedores e produtores de artigos geek e nerd da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco irão realizar lançamentos exclusivos no evento.
Entre os artistas presentes destacam-se os quadrinistas Paulo Moreira, Shiko, Gabriel Dantas, Samuel Gois, Thaís Gualberto, o casal Leander e Cristal Moura e a presença do renomado escritor de terror Márcio Benjamin. O público contará ainda com exibição de filmes e contação de histórias para o público infantil, oficina de aquarela com café e de hiper realismo, caricatura ao vivo, mesa de RPG relacionado ao livro de distopia ‘Verde Gás’, do escritor paraibano Ricardo Oliveira, entre outras atividades.
O presidente da FCJA, Fernando Moura, lembra que, desde o surgimento do Flama, personagem criado por Deodato Borges, em 1967, a Paraíba protagoniza um dos movimentos mais intensos do universo HQ brasileiro. Dessa maneira, “exportando uma configuração artística peculiar, diversificada e perene, de onde despontaram nomes de projeção nacional e internacional, a exemplo de Henrique Magalhães, Mike Deodato, Emir Ribeiro, Shiko, Thaís Gualberto, Cristovam Tadeu e inúmeros outros ilustradores e roteiristas, mantendo e evidenciando nos dias atuais a aptidão paraibana para as artes e o engenho em dividi-las com o mundo”.
De acordo com Fernando Moura, a FCJA está atenta a essa movimentação ainda dispersa. Com este avento de inauguração, conforme o presidente, a instituição “ativa os aspectos culturais, históricos e pedagógicos, através de espaços de estudo e circulação, atuando como articuladora de um movimento crescente”, e que está se aproximando aos cinquenta anos de existência.
“A GibiZeca e a Vila do ABC, frutos de parcerias profícuas, chegam, portanto, para ajudar nessa organização institucional, garantindo o estímulo lúdico e operacional às atuais e futuras gerações”, afirma Fernando Moura, que é complementado por Manassés Filho, produtor cultural e criador da Top! Top!: “A exposição ‘O Espetacular Quadrinho Paraibano’ apresenta um recorte com 12 nomes da produção de HQs do nosso estado, colocando lado a lado nomes consagrados e a novíssima geração de artistas que já despontam com seu talento, diversidades de estilos e temas relevantes que podem envolver o cotidiano, humor, distopia, aventura e filosofia para nos conduzir à reflexão da condição humana, como também intensificar nossa percepção em relação a nós mesmos”.
A GibiZeca – Vila do ABC é um projeto cultural que promoverá uma área dedicada à ludicidade educativa. O objetivo do espaço, segundo a chefe do Centro de Cordel e Cultura Popular da FCJA, Katzumy Lia Fook, é despertar o gosto da criança para a leitura a partir de estratégias lúdicas. Um acervo de mais de dois mil exemplares de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, somados à obras de autores paraibanos, irá integrar o setor que funcionará na Unidade de Tambaú (em fase de implantação) da FCJA.
PB Agora