Pela primeira vez, a atriz Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro, apareceu entre as cinco primeiras colocações gerais das prováveis indicadas ao Oscar de melhor atriz, pelo filme “Ainda Estou Aqui”. É o que indica o atual termômetro da premiação, feito a partir dos rankings de veículos especializados de Hollywood.
Embora a chance da brasileira esteja empatada com a da britânica Marianne Jean-Baptiste (“Hard truths”), a média das previsões aproxima Fernanda da indicação ao troféu.
Como ambas atrizes não foram indicadas do prêmio do sindicato de atores de Hollywood, é difícil dizer qual delas tem maior vantagem. Mesmo assim, o Globo de Ouro de Fernanda aumentou as expectativas por sua nomeação.
As brasileiras que votam na premiação
Na última quarta-feira (8), membros da Academia deram início à votação que decide os concorrentes na disputa pelas estatuetas do Oscar 2025. A cerimônia está prevista para acontecer no dia 2 de março e terá os indicados revelados hoje, terça-feira (14/01).
A decisão cabe a mais de 10 mil nomes do cinema mundial, reconhecidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em diversas esferas. Ao todo 60 brasileiros integram a lista, entre eles Fernanda Montenegro, Alice Braga e Sônia Braga.
Pela primeira vez em 20 anos, o Brasil tem chances de conseguir ao menos uma indicação ao Oscar, com “Ainda estou aqui”.
A produção dirigida por Walter Salles é presença praticamente garantida entre os melhores filmes internacionais — categoria da qual o país esteve ausente desde “Central do Brasil” (1998), também do cineasta.
Mas há quem diga também que a adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva ainda pode ser lembrada como melhor roteiro adaptado (depois de ganhar o prêmio no Festival de Veneza) e como melhor atriz (ainda mais depois de Fernanda Torres ganhar um Globo de Ouro).
Redação