Festa das Neves começa nesta quinta-feira com Santa Missa e show da cantora Joanna

PUBLICIDADE

A 438ª edição da Festa das Neves, que celebra a padroeira de João Pessoa, Nossa Senhora das Neves, começa na noite desta quinta-feira (27) com uma Santa Missa, que terá a participação especial da cantora Joanna, que após a celebração religiosa fará um show para o público. Será a partir das 19h, no Parque Solon de Lucena, Centro da Capital. O evento, que vai até o próximo dia 5 de agosto, data de fundação da cidade, contará com diversas atrações religiosas, musicais e culturais.

“Estamos a cada ano, através do diálogo, da conversa com a Arquidiocese da Paraíba em João Pessoa, valorizando o resgate da nossa Festa das Neves, com toda a sua tradição religiosa, de festividades. Mas sempre construindo um projeto onde a religião tenha um destaque maior, embora tenhamos também a parte festiva. O caminho que traçamos é esse, sempre através do diálogo”, destacou o prefeito Cícero Lucena.

O evento é um dos principais dentro do calendário cultural de João Pessoa. A programação consta com a parte religiosa, bem como apresentações culturais, parques de diversões, gastronomia – com a tradicional maçã do amor, e shows, incluindo nomes como Padre Nilson Nunes, Joanna e Peninha. A expectativa é de que os shows reúnam milhares de pessoas até o dia 5 de agosto.

“Preparamos a Festa das Neves dentro de um conceito de ser uma festa de perfil religioso-popular. Ela recupera o imaginário social da cidade de João Pessoa, porque é uma festa única, de perfil sócio-arqueológico”, disse o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves.

Por isso, segundo ele, foi feito o planejamento, junto com a Arquidiocese e a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, desse modelo de festa para atrair e estimular o convívio das famílias, ao mesmo tempo em que há shows, parque de diversões, culturas populares, cordel e os atos religiosos.

“Este é o conceito que estamos desenvolvendo para a Festa das Neves desde o ano passado e vem dando certo. É muito importante para a cidade de João Pessoa saber restaurar a sua história, a história da sua formação. A Festa das Neves é um momento para isso”, frisou.

História – Antes mesmo de os portugueses chegarem ao Brasil, no 5 de agosto já era comemorado o dia de Nossa Senhora das Neves. O título é devido a uma antiga tradição, segundo a qual um casal romano, que pedia à Virgem Maria a inspiração para saber como empregar bem a sua fortuna, recebeu em sonhos a mensagem de que Santíssima Virgem desejava que lhe fosse dedicado um templo precisamente no lugar do monte Esquilino, que aparecesse coberto de neve. Esse fenômeno milagroso aconteceu na noite de 4 para 5 de agosto, em pleno verão romano. No dia seguinte, o terreno onde hoje se ergue a famosa Basílica de Santa Maria Maior amanheceu inteiramente nevado.

E foi exatamente nesta data, só que em 1585, que as caravanas portuguesas desembarcaram em João Pessoa, marcando assim o território paraibano. João Pessoa já nasceu como cidade, sendo que o primeiro nome, em homenagem à santa, foi justamente Nossa Senhora das Neves.

Dada a importância e significado da data, a Santa virou a padroeira de João Pessoa e acabou dando nome também à festa que marcou o surgimento da Capital e a fundação do Estado da Paraíba. Um ano após os portugueses chegarem aqui, uma igreja foi construída em homenagem à padroeira. E a partir daí começaram a ser realizados eventos festivos em celebração à Santa. Uma tradição que foi se desenvolvendo e ganhando contornos como os que conhecemos hoje.

Monsenhor Robson Mello, pároco da Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves, fez questão de convidar toda à população para a festa. Ele também agradeceu à Prefeitura de João Pessoa pelo esforço no resgate das festividades, sobretudo no viés religioso.

“Agradeço ao prefeito Cícero Lucena que acolhei esse projeto que foi trabalhado com a Prefeitura durante dois anos e que já inauguramos no ano passado. A festa está sendo realizada de forma ordenada, racional, respondendo assim aos anseios desta grande cidade. O festejo é religioso, que traz na sua programação, na musicalidade, principalmente a dimensão religiosa”, destacou o Monsenhor.

Tradição – Além das festividades religiosas e dos shows musicais, que sempre reúnem um grande público, a Festa das Neves tem a tradição de reunir as famílias no Centro de João Pessoa. Seja para se deliciar com uma maçã do amor ou fazer a festa da criançada nos brinquedos montados no Parque Solon de Lucena.

Confira a programação completa do evento:

Parque Solon de Lucena

Quinta (27/07)
19h – Santa Missa de abertura da programação religiosa com a participação da cantora Joanna

Sexta (28/07)
20h – Show com o Padre Márcio

Sábado (29/07)
20h – Show com Caronas do Opala

Domingo (30/07)
20h – Show com Tuareg’s

Quinta (03/08)
19h – Show com o Padre Puan Ramos
20h30 – Show com o Padre Rui

Sexta (04/08)
20h – Show com o Padre Nilson Nunes

Sábado (05/08)
16h – Passeio de carros antigos
19h – Show com Vinícius Mendes
20h30 – Show com Peninha

Catedral Basílica Metropolitana

Sábado (29/07)
19h – Reisado Estrela do Norte

Domingo (30/07)
19h – Quinteto de Metais da Banda 5 de Agosto

Sexta (04/08)
19h – Barca Santa Marina

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alertas de baixa umidade para mais de 100 cidades na Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste domingo (22), dois alertas de…

22 de setembro de 2024

Habeas corpus da vereadora Raissa Lacerda será analisado pelo TRE-PB na próxima semana

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) agendou para a próxima semana a análise do…

22 de setembro de 2024

Já está valendo: Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante

Desde ontem, sábado (21), os candidatos que disputam as eleições municipais deste ano não podem…

22 de setembro de 2024

Foragido da justiça por tráfico de drogas é capturado em bar na Paraíba

Policiais do 9º Batalhão localizaram, na noite deste sábado (21), em um bar na cidade…

22 de setembro de 2024

Decretos de Lula beneficiam três comunidades quilombolas na Paraíba com titulação de terras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, neste fim de semana, decretos de interesse…

22 de setembro de 2024

Estado da Paraíba tem duas cidades entre as 92 do país com receita acima de R$ 1 bilhão, revela levantamento do IBGE

O mais recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que Maricá,…

22 de setembro de 2024