As comemorações da Festa das Neves e do aniversário de 424 anos da capital paraibana tem início já na próxima segunda-feira. Programação religiosa da festa da padroeira que acontece em frente da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves se estende até o dia 5 de agosto.
A primeira celebração eucarística acontece, às 17h, logo após o hasteamento dos pavilhões e a abertura oficial da festa. Este ano, a igreja católica vai abordar “As virtudes de Maria” durante nove dias de novena. Ainda na segunda, o arcebispo emérito da Paraíba, dom Marcelo Pinto Carvalheira, o padre Ildemberg Soares Campos, e o monsenhor Jaelson Alves de Andrade pregam sobre a “Doçura de Maria” .
As novenas acontecem sempre, às 19h, na Basílica de Nossa Senhora das Neves, logo após as celebrações eucarísticas que tem início, às 17h. No dia 28, terça-feira, o tema da novena será “A força de Maria”, na quarta-feira, os fiéis poderão ouvir a pregação sobre “O zelo de Maria”, na quinta será “A prudência de Maria”, e na sexta-feira será debatido a “Humildade de Maria”.
No sábado, o padre Luciano Gustavo Lustosa prega sobre “A coragem de Maria” e no domingo será abordado durante a novena “A pureza de Maria”. Ainda no domingo, às 6h, acontece a celebração eucarística, às 8h os batizados, e às 9h outra celebração eucarística.
No dia 3 de agosto, os católicos participam também de celebração eucarística, às 17h, e da novena com o tema “A obediência de Maria”. Na terça-feira, o bispo de Guarabira, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, prega, durante a novena, sobre “A esperança de Maria”. Já na próxima quarta-feira, dia de Nossa Senhora das Neves, a igreja católica realiza uma celebração eucarística solene, às 9h, e às 16h uma procissão saindo da Basílica e passando pelas principais ruas do centro da capital. Neste dia as celebrações serão realizadas pelo arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto e concelebrada pelo clero arquidiocesamo.
PROFANA
Já na programação profana da Festa das Neves terá a participação de Dida Fialho, Amandí Cortez, Caronas do Opala, Pura Raiz e Odecasa. Esses são alguns dos 15 nomes que comandarão os shows durante os cinco dias da festa, que começa no dia 1º de agosto. As apresentações acontecem no palco montado na avenida Odon Bezerra, a partir das 21h. A realização é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).
A programação inclui também 15 atrações da cultura popular, na Praça Dom Adauto, por volta das 20h, além da participação voluntária de diversos grupos, do Serviço Social do Comércio (Sesc) no turno da tarde. Nos palcos da avenida Odon Bezerra e da Praça Dom Adauto vão se apresentar uma média de três atrações por noite.
Ao lado do espaço reservado à cultura popular, haverá ainda a Tenda do Cordel, reservada à venda de CDs, DVDs e cordéis. O local será comandado pelo mestre Francisco Diniz, de Mandacaru. Quadrilha junina, lapinha, coco de roda, banda de pífano e boi de reis serão os carros-chefes dos folguedos.
Jornal da Paraíba
A prefeitura de João Pessoa conseguiu uma importante vitória relacionada à construção do Parque da…
O presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT-PB), Jackson Macedo, usou seu perfil numa…
O governador João Azevêdo entregou, no fim da tarde desta sexta-feira (1°), em João Pessoa,…
O prefeito Cícero Lucena anunciou, nesta quarta-feira (30), que todos os estudantes inscritos no Exame…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) emitiu uma recomendação enfática à Prefeitura de Bayeux, cobrando…
Nesta semana, a Paraíba ganhou destaque na CNN Brasil, com o jornalista e âncora Iuri…